Apicultura fomenta economia familiar em comunidades de Igaporã

Foto: José Luiz Oliveira/ Codevasf

Famílias das comunidades de Capão e Imbiruçu, do município de Igaporã, na Bahia, foram contempladas com a doação de 18 kits de apicultura, uma ação que integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e é executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).

Cada um dos kits contém dez colmeias, dez suportes, dez quilos de cera, duas vestimentas apícolas completas, um garfo desoperculador, um fumigador, um formão e uma carretilha. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 56,5 mil.

“As famílias beneficiadas vivem dentro da área do Complexo Eólico Alto Sertão I, que faz parte do parque eólico que está sendo implantado na região, e a doação dos kits possibilita a ampliação da produção de mel das famílias beneficiadas, complementando a própria alimentação e também da renda com a comercialização do excedente. As comunidades já eram organizadas, o que estava faltando realmente era receber os kits que chegaram na hora certa porque agora em novembro é uma época apropriada para captura de enxames”, diz Dermeval Gervásio, coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Território Velho Chico (Codeter).