Sindvigilantes emitem nota de repúdio contra as 3,3 mil demissões; em Brumado foram 24

(Reprodução)

O Sindicato dos Vigilantes (Sindvigilante) emitiram uma nota de repúdio ao Governo do estado e a Secretaria de Educação da Bahia por causa das demissão de 3,3 mil vigilantes que atuam em escolas estaduais do estado. "Mesmo alegando cortes financeiros, é notório que a presença desses profissionais nas unidades escolares afugenta a criminalidade, garantindo a segurança de alunos e corpo docente, tornando-se imprescindível a necessidade desse investimento", justifica o Sindicato. A partir de agora, por determinação do governador Rui Costa, todos os novos contratos com empresas terceirizadas da Educação serão adequados à Lei Anticalote, que garante os direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados. De acordo com o Governo do Estado, o prazo para se ajustar à essa legislação estadual, sancionada em 2014, foi prorrogado até 30 de junho para que as empresas aderissem espontaneamente, mas apenas parte delas aceitou as novas regras. A licitação no novo formato foi realizada em novembro de 2015 e está homologada desde de janeiro deste ano, sob a coordenação da Saeb. Estudantes do Colégio Estadual de Brumado ainda não retornaram as aulas que estava prevista para esta terça-feira 905), mas por e-mail a Direção da escola informaou que por falta de vigilante as aulas não retornaram. Alguns alunos procuraram a nossa redação informando que vão as ruas para fazerem uma manifestação por causa da falta de funcionários. "Sem vigilantes e sem funcionários de serviços gerais, a escola não tem condições de manter o funcionamento" ressaltou a aluna Roberta Souza. O presidente dos Sindvigilantes de Brumado, Misael Rosa de Almeida informou a nossa redação que só em Brumado serão 24 funcionários demitidos, e muitos pais de família não sabem o que fazer. A situação, ao que tudo indica, é reversível, pois uma nova empresa será contratada, a qual disponilizará vigilantes que fazem parte do seu quadro de funcionários.