Brumado: Falta do cinto de segurança e obstrução das vias públicas ainda é um problema sério

Foto: 97NEWS

A falta de uso do cinto de segurança figura como a 1ª no ranking das autuações em nosso município, segundo levantamento do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos  (DTTU).

De acordo Clidemar Amorim, diretor do DTTU,  existe uma cultura enganosa de que a obrigatoriedade é somente para quem está no banco da frente, e pelo código de trânsito a obrigatoriedade  é para o condutor e os passageiros do veículo.

Um estudo aponta que o ocupante do banco dianteiro sem o cinto, quando sofre um acidente, pode quebrar em média 15 ossos da face. Já o ocupante do banco de trás pode quebrar em média 34 ossos, porque é arremessado e além do choque contra o ocupante do banco da frente vai se chocar contra o para-brisa.

Conforme Clidemar, um hábito ainda comum em nossa cidade é o uso do celular enquanto dirige, e esta prática é tão perigosa quanto dirigir embriagado.

“Outro problema sério no trânsito em Brumado é a obstrução dos passeios e das vias públicas, isto tira o direito de ir e vir do pedestre, às vezes o pedestre tem de deixar o passeio que é destinado a ele e ir para o leito da via disputar espaço com veículo colocando a vida em risco. Esse tipo de prática é uma infração de trânsito tipificado no artigo 245 do Código de Trânsito Brasileiro e dá uma multa grave”.

“Uma campanha educativa será feito no sentido de conscientizar os cidadãos que comportam dessa forma, e só então será lavrado um auto de infração”, disse Amorim.

Ele alerta que gosta muito de trabalhar com campanhas educativas, e seria muito bom que os cidadãos  aceitassem as regras para se ter um trânsito seguro.