Alerta sobre os riscos ao empinar pipas

foto:google

Começou a temporada das ventanias e com ela o retorno do antigo costume de soltar pipas, conhecida também como papagaio. Por trás de uma inocente brincadeira se esconde uma temível ameaça aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de carros conversíveis: infelizmente, muitos ainda fazem uso do cerol. Feito de uma mistura de barbante com cola e vidro (ou limalha de ferro) com a intenção de cortar a linha de outras pipas, mas muitas vezes as linhas de cerol trazem riscos para as pessoas e para a vida selvagem (em especial pássaros), risco este que pode levar a morte.  Pensando na segurança de todos, a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária orienta os ciclistas e motociclistas a se protegerem e aos pais e responsáveis a proibirem seus filhos de fazerem uso do cerol, por que acredita que a prevenção é o melhor caminho e a conscientização é muito importante.

Existe no mercado as antenas anti-cerol e os protetores de pescoço que não são muito caros.

Veja alguns cuidados que devem ser tomados ao empinar pipas

- Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica, não tente tirar.  Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes.

- Não use cerol na linha das pipas, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;

- Não tente retirar as pipas, rabiolas engatados na rede elétrica. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica no mês de agosto e podem causar acidentes fatais.

- Não solte pipas perto da rede e da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques;

- Não solte pipas em dias com chuva ou relâmpagos. Você corre o risco de levar uma descarga elétrica;