Brumado: Trotes atrapalham o trabalho das centrais de emergencia

Infelizmente estamos passando por um antigo e conhecido problema dos órgãos de segurança: os trotes. Após um longo período de queda na frequência desta brincadeira de péssimo gosto, nos últimos dias os trotes têm aumentado. Antigamente as pessoas que tinham este tipo de atitude ficavam impunes porque dificilmente eram identificadas, porém hoje temos identificadores de chamada em todos os telefones da corporação. Fazemos aqui um apelo para que não passem trotes, especialmente para bombeiros, polícia, SAMU, etc, pois além de ser crime,  pode trazer sérios prejuízos econômicos e sociais com deslocamentos de viaturas e equipes.

Uma equipe do quartel, pode sair sem necessidade e colocar vidas e patrimônios em risco no caso de uma ocorrência real no mesmo momento.

Segundo informações de policiais que atuam na Central de Operações da Polícia Militar de Brumado, a Unidade recebe centenas de trotes todos os dias. Os trotes já são tão comuns que alguns números já ficam armazenados na memória do aparelho de identificação. Ainda segundo informações, houve ocasião da Central receber cerca de 300 trotes diários. Na maioria das vezes, são oriundos de crianças, adolescentes, alunos de escolas, pessoas embriagadas, ou pessoas tentando desviar a atenção da policia.

O Art.266 do Código Penal descreve que “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa.