Senado aprova criação de 180 novos municípios no Brasil, alguns na Região Sudoeste da Bahia

Foto: Divulgação

Foi aprovado ontem (16/10), pelo Senado da República o Projeto de Lei Complementar nº 98/2002. Agora só falta a sanção da presidente Dilma Roussef e a criação de normas para que vários distritos possam ser emancipados.

 No ano de 1983, o distrito de José Gonçalves teve oportunidade de emancipação, mas o não prevaleceu no plebiscito que contou com apoio do prefeito da época José Pedral Sampaio (MDB). Na região Sudoeste da Bahia são os seguintes distritos com perfil de emancipação e que já estão aguardando há quase 20 anos.

Vitória da Conquista tem José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim. Na Serra Geral, Médio São Francisco e Chapada Diamantina estão  os distritos de Vila do Café (Encruzilhada); Ibitira (Rio do Antônio); Tauape (Licínio de Almeida); Quaraçu e Lagoa Grande (Cândido Sales); Iguatemi (Livramento de Nossa Senhora); Suçuarana (Tanhaçu); Irundiária (Jacaraci); Lucaia (Planalto); Barra Nova (Barra do Choça); Mutans (Guanambi); Entrocamento (Jaguaquara); Maniaçu e Brejinho das Ametistas (Caetité); Santa Terezinha (Macaúbas) e Ibiajara (Rio do Pires), e outros municípios de outras regiões da Bahia.