Brumado: TG treina homens para Operações de Garantia da Lei e da Ordem

O Tiro de Guerra estará promovendo, nos dias 16 e 17 de outubro, na Av. João Paulo I, exercício de treinamento denominado “Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE). O exercício visa à preparação dos atiradores no emprego de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

A possibilidade de emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem não deve jamais ser descartada, pois elas constituem o instrumento de força do poder estatal, em última instância, para debelar antagonismos de toda ordem. Elas devem atuar conforme os limites impostos pela legislação nacional, sob a orientação e controle das autoridades políticas competentes e tendo sempre em vista seu compromisso com a Nação.

A Constituição Brasileira, em seu artigo 144, estabelece que a Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civis, militares e corpos de bombeiros militares. Portanto, somente em casos excepcionais, a Força Terrestre será empregada na Segurança Pública, pois esta é de competência primária dos órgãos acima nomeados.