Campanha 'Outubro Rosa' alerta mulheres sobre o câncer de mama

Movimento popular internacional de prevenção ao câncer de mama, que traz um laço de cor rosa como símbolo, o "Outubro Rosa" foi lançado há 23 anos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde então, a campanha vem estimulando a participação da população, de empresas e entidades em ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Em Brumado, funcionários das Unidades de Saúde da Família, estão trabalhando com o fardamento rosa. Segundo informações da enfermeira Isabel Cristina, este é um trabalho realizado nos PSFs  durante todo ano, porém em outubro acontece a campanha internacional de prevenção ao câncer de mama.  “A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. O exame é simples e salva vidas”, ressalta Isabel Cristina.

No mês oficial de prevenção e combate a doença, o tema do outubro rosa deste ano é "Se toque, as poderosas se cuidam: mamografia todo ano e autoexame todo mês”.