A Vale e a fabricante de locomotivas Wabtec Corporation anunciaram, nesta segunda-feira (13), uma parceria voltada ao desenvolvimento de um motor flex (dualfuel), capaz de operar tanto com diesel quanto com uma mistura de diesel e etanol. De acordo com as empresas, os estudos serão conduzidos inicialmente em laboratório, com o objetivo de validar o conceito e avaliar o desempenho do motor, a redução de emissões e a taxa de substituição entre etanol e diesel. A expectativa é que os testes e pesquisas nas instalações da Wabtec se estendam até 2027, quando será feita a análise de viabilidade para aplicação na frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A parceria dá continuidade a um acordo firmado em março deste ano, que prevê a compra de 50 locomotivas equipadas com motor Evolution Series, preparados para operar com até 25% de biodiesel misturado ao diesel. Nos próximos anos, a Vale e a Wabtec pretendem realizar novos testes para aumentar esse percentual, reforçando o compromisso com a redução das emissões de carbono no transporte ferroviário. Com sede no Brasil, a Vale é uma das maiores mineradoras do mundo e referência na produção de minério de ferro, níquel e cobre. A companhia opera um sistema logístico integrado que inclui cerca de 2 mil quilômetros de ferrovias, além de terminais marítimos e 10 portos distribuídos globalmente.
Primeira locomotiva a etanol do mundo será testada no Brasil
