Por que jogos simples cativam milhões de pessoas?

Foto: Reprodução

Vivemos tempos em que os jogos ultrarealistas, as narrativas de cinema, mundos abertos e os grandes universos imersivos se tornaram cada vez mais comuns nos jogos. No entanto, alguns títulos mais simples, com menos elementos e uma narrativa um pouco menos visual, continuam fazendo muito sucesso e angariando cada vez mais jogadores. A seguir, vamos explorar os principais aspectos que fazem com que estes jogos “simples” continuem conquistando novos públicos, mesmo em uma época em que a tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente no dia a dia.

Acessibilidade: um elemento crucial

A simplicidade destes jogos ajuda a eliminar barreiras. Estes títulos, de forma geral, não exigem grandes habilidades, nem conhecimentos técnicos ou longos estudos sobre o jogo. Muitas vezes, basta abrir o jogo e imediatamente começar a jogar. Essa abordagem permite com que pessoas se divirtam sem limitações. Essa ausência de complexidade faz com que esses jogos sejam ideais para jogos rápidos, em locais diveros. Muitas vezes, são perfeitos para distrações momentâneas, como o transporte público, a fila do banco ou em pequenos intervalos do dia a dia.

Curva de aprendizagem rápida

Jogos simples também possuem uma curva de aprendizado bastante rápida e suave. Isso faz com que o jogador progrida quase instantaneamente, trazendo uma sensação de progresso rápido – que é fundamental para prender a atenção. Em títulos como Aviator, por exemplo, você rapidamente emerge na partida, tem o resultado e ainda pode iniciar uma nova rodada – tudo isso em questão de segundos. Essa rapidez faz com que estes jogos se destaquem em relação àqueles mais complexos, que muitas vezes exigem horas de prática e grandes organizações para uma simples partida. Nos jogos simples, o ciclo rápido de tentativa, erro e recompensa, cria uma atmosfera estimulante, que alimenta a vontade de continuar jogando.

 

Design amigável faz a diferença

Nos aspectos visuais, os jogos que são mais simples tendem a ter um design limpo e bastante direto, pautado apenas nos elementos que são iniciais para os jogos. Por isso, eles não poluem a interface e geralmente são evidentes desde o início. A estética, mesmo quando possui somente elementos minimalistas, costuma ser cuidadosamente pensada para reforçar a experiência leve e positiva. Em linhas gerais, esses jogos deixam claro que “menos é mais”, como diz o famoso ditado popular. No entanto, embora simples, estes jogos conseguem ser desafiadores. Por seu layout menos robusto, eles ajudam a reforçar sentimentos como “eu sei que consigo”, gerando assim gatilhos importantes para manter os jogadores conectados e dispostos a tentar novas rodadas. Esta mecânica também faz com que os jogos sejam compatíveis com praticamente qualquer dispositivo, não exigindo grandes elementos tecnológicos. Justamente por isso, normalmente são gratuitos ou baratos, ajudando a derrubar inclusive possíveis barreiras financeiras.

Realidade que faz sentido na contemporaneidade

Em um mundo acelerado que por vezes é um tanto quanto caótico, jogos mais simples oferecem uma sensação de controle maior. O jogador consegue assimilar rapidamente o que está acontecendo, entendendo as regras e tendo em poucos segundos a clareza do que esperar de cada rodada. Essa previsibildade pode ser um tanto quando reconfortante, trazendo o desafio para a superação de si mesmo, dentro de um sistema bastante claro. Enquanto isso, do lado dos desenvolvedores, estes games são mais fáceis de produzir. Assim, isso permite que pequenos estúdios lancem jogos independentes, sem a necessidade de grandes orçamentos. Alguns dos maiores sucessos inclusive surgem desta forma: a partir de boas ideias, criadas por pequenas equipes ou desenvolvedores individuais. Estes desenvolvedores surgem, muitas vezes, das salas de aula. Hoje, é comum inclusive encontrar graduações voltadas ao Design de Games. Algo que, até pouco tempo atrás, seria impensável.

Conclusão: um futuro promissor, pautado em novidades

A simplicidade no universo dos games não é sinônimo de limitação, muito pelo contrário:
ela pode ser uma poderosa ferramenta de conexão, entretenimento e desafio. Além de cativar milhões de pessoas, esses jogos despertam alguns elementos fundamentais, como: desejo de se divertir, superar desafios e se conectar com outras formas de lazer. Rápidos, acessíveis e, muitas vezes, surpreendentes, estes games são uma escolha assertiva para diversos perfis de jogadores. Por isso, com o passar dos tempos, cada vez mais estúdios e criadores independentes têm se dedicado a entender os motivos pelos quais os jogos mais simples contam com tantos admiradores. Com estudos profundos, inclusive maiores e mais abrangentes do que os tópicos que vimos até aqui, este mercado tem tudo para se tornar cada vez maior.

CONTINUE LENDO