Na tarde desta quarta-feira (09), estudantes e apoiadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) saíram às ruas de Brumado para reivindicar a instalação da sede própria do Campus XX no prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB). O ato, batizado de "UNEB no CEB", culminou em um protesto em frente à prefeitura, com o bloqueio da rua de acesso ao paço municipal. A Polícia Militar acompanhou a movimentação, que ocorreu de forma pacífica. Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes pediram respeito à instituição, que atua no município há 23 anos em instalações alugadas e sem estrutura adequada para expansão. "Cadê o prefeito Fabrício Abrantes que se diz ser defensor da educação? Ponha a cara, você é brumadense!", reclamou um dos manifestantes durante o uso da fala em um carro de som. A principal demanda é a destinação do prédio do extinto colégio estadual para abrigar o campus da UNEB, uma proposta que já vem sendo discutida há pelo menos dois anos.
Com gritos de: 'cadê o prefeito Fabrício?' Estudantes da UNEB protestam em frente a Prefeitura de Brumado por sede própria no prédio do antigo CEB
Foto: Luciano Santos l 97NEWS
Foto: Divulgação A revolta aumentou após a prefeitura, em menos de 15 dias, conseguir a cessão do imóvel -- o que os estudantes classificaram como “inexplicável” diante da demora em atender às solicitações da universidade. “A UNEB tem nome e nós queremos respeito. Estamos aqui de forma pacífica pedindo ajuda ao prefeito. Se ele fala que a educação é prioridade, agora é a hora de mostrar isso”, afirmou uma das representantes do movimento durante o protesto. A mobilização acendeu o alerta sobre a urgência de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação superior no interior baiano, especialmente em municípios que ainda enfrentam dificuldades estruturais para manter e desenvolver seus campi universitários. Até o momento, a prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre a manifestação nem sobre os próximos passos em relação ao prédio do antigo CEB.
