Você pode fazer cirurgia bariátrica? Saiba mais!

Foto: Divulgação

Para começo de conversa, é preciso lembrar que a cirurgia bariátrica pode ser uma ferramenta incrivelmente positiva (e hoje com baixo índice de complicações cirúrgicas) em pacientes obesos QUANDO BEM INDICADA. A indicação clássica da cirurgia bariátrica é um índice de massa corporal (IMC) > 40 kg/m2 (os antigamente chamados obesos mórbidos) ou IMC 35 a 40 kg/m2 em pacientes que tenham pelo menos uma doença agravada pela obesidade, como diabetes, hipertensão e apneia obstrutiva do sono. Contudo, há situações em que mesmo havendo os critérios acima, o risco não supera o benefício deste procedimento, tais como: 

- Uso abusivo de álcool ou outras substâncias causadoras de dependência (a dependência pode piorar após a bariátrica)

- Doenças psiquiátricas em atividade, como transtorno de ansiedade, psicose, compulsão alimentar ou transtorno depressivo 

- Pacientes que não costumam aderir a um estilo de vida saudável com atividade física regular e alimentação saudável guiada por nutricionista (risco elevado de fracasso da cirurgia)

Existe também a possibilidade de indicação em pacientes com IMC 30 a 35 kg/m2 DESDE QUE tenham diabetes de difícil controle diagnosticado há menos de 10 anos. Nesse caso, recebe-se o nome especial de CIRURGIA METABÓLICA. Tem dúvidas quanto à indicação da cirurgia bariátrica no seu caso? Conte comigo! Agendamento de consultas pelo WhatsApp (71) 99209-7355.