Paciente de Malhada de Pedras não consegue atendimento no CAPS de Brumado por falta de repasses entre pactuação das Prefeituras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pactuação entre as Secretarias de Saúde dos municípios de Malhada de Pedras e Brumado garantia o atendimento de pacientes da cidade vizinha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Brumado. No entanto, segundo a paciente Eucilene Xavier Freitas, 32 anos, moradora da Fazenda Empoeira, em Malhada de Pedras, há cerca de três meses esse atendimento foi suspenso pela Secretaria de Saúde de Brumado, por falta de repasses da Secretaria de Saúde de Malhada. "Devido ao fato que eu já era paciente do CAPS de Brumado, fui embora para Minas Gerais, retornei a minha cidade de origem, que é Malhada de Pedras, trouxe a documentação necessária e fui até a secretaria municipal de saúde de Malhada de Pedras e com o encaminhamento em mãos, procurei o secretário de saúde da cidade, conversei com ele, mostrei tudo, até cópia de prontuário. Ele mandou eu retornar no dia 08, depois dia 17, e fui retornando, só que ele me disse que Malhada de Pedras não possui agenda a mais de três meses", afirmou.

Relatório médico - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Buscando por informações no município de Brumado, Eucilene foi até a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado e foi informada que os atendimentos estão suspensos pela falta dos repasses junto ao município. "Aqui em Brumado eu fui informada que o agendamento está suspenso porque Malhada de Pedras não está cumprindo a pactuação entre os municípios na área da saúde. Mesmo com toda documentação provando que sou paciente do CAPS, eu só quero que a Prefeitura de Malhada de Pedras libere meu tratamento, que eu vinha fazendo desde outubro de 2020", reclama a paciente.

Solicitação de Procedimento - Foto: Luciano Santos l 97NEWS