Um homem com esquizofrenia -- um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, alucinações, falsas convicções, pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação e outros fatores -- foi agredido por três homens no último domingo, 10 de dezembro, na Praça João Romão, em Brumado. Segundo a família, Luiz Carlos Silva de Aquino, 39 anos, foi acusado indevidamente de ter furtado a placa de um veículo e espancado pelos três homens, em uma espécie de "julgamento" familiar, já que os três homens são da mesma família. Indignados, a família registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Territorial de Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS, Kailane Quelle, irmã da vítima, afirmou que por volta das 14h30 do domingo foi acionada por moradores afirmando que seu irmão estava sendo agredido na Praça João Romão. Chegando ao local acompanhada de seu marido, ela encontrou Luiz caído no solo. "Quando cheguei lá encontrei ele no chão ao lado de dois rapazes, ai questionei o que havia acontecido e um dos suspeitos afirmou que ele agrediu meu irmão. Então questionei os motivos e ele me disse que meu irmão havia furtado a placa do carro dele. Foi quando questionei ele: 'você tem prova? Você tem certeza que foi ele? Ele então respondeu: 'a vizinha me disse'", afirmou Kailane.
Homem com transtorno mental é agredido por ter 'supostamente furtado placa de carro' em Brumado
Foto: Luciano Santos l 97NEWS
Foto: Luciano Santos l 97NEWS De acordo com a irmã, ao tentar ajudar o irmão ela foi impedida. "Quando fui levantar meu irmão pra tomar as providências, ele me empurrou e disse que era pra esperar a polícia chegar. Mas quando a gente esperava a polícia ele pegou o carro e saiu", disse. Com os policiais militares no local, a irmã informou as características do veículo, mas o condutor do mesmo não foi localizado. Luiz Carlos foi encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e passou por exames. Na tomografia do crânio foi constatado "hematoma subgaleal na região occipitoparietal esquerdo". Além disso, o relatório médico mostra hematomas na região na face e no maxilar. Maria, outra irmã de Luiz, afirmou que o familiar é paciente do CAPS desde 2022 e toma medicamento controlado. "Ele é paciente do CAPS e faz o uso de remédios controlados, são sessenta gotas de remédios ao dia. Meu irmão é incapaz de responder por ele, tanto que nós familiares que somos responsáveis por ele, seja documentação, por qualquer ato, tudo isso consta em laudo. Então, antes de qualquer acusação ou julgamento, eles primeiro tinham que saber o motivo e não partir pra agressão, e até mesmo um julgamento que fizeram com ele", afirmou.
Laudos médico - Foto: Luciano Santos l 97NEWS A irmã afirmar ainda que a vítima foi retirada de dentro de casa e levada até a praça para ser espancado. "Foi um ato de tentativa de homicídio, eles tiraram ele de dentro de casa, levaram até a praça e lincharam meu irmão, usaram até pedaço de uma enxada para bater nele, só não mataram meu irmão porque uma vizinha não agüentou ver mais as agressões e tomou a enxada da mão deles, mas se não, tinham matado", afirmou. Conforme a família, eles aguardam por justiça. "Foram três covardes para agredir um esquizofrênico, isso por conta de uma placa que eles acusam que foi meu irmão. Eles não sabiam quem foi, tanto que a placa foi encontrada em baixo de uma árvore próximo ao local. Esperamos que isso não fique impune", lamentou Maria. A Polícia Civil abriu um inquérito e já ouviu a vítima, as testemunhas e os supostos agressores.
Foto: Luciano Santos l 97NEWS 