Amigo secreto: 70 milhões de consumidores participarão da brincadeira de fim de ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a chegada do final do ano, as famílias, amigos e colegas de trabalho já começam a se organizar para a tradicional brincadeira de amigo secreto -- ou amigo oculto. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 43% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano. Estima-se que 70 milhões de pessoas devem fazer parte deste tipo de evento no período do Natal. Desse total, 66% adoram participar da brincadeira, 34% consideram que é uma boa maneira de poder presentear gastando menos dinheiro e 8% participam apenas para não serem julgados como antissociais. O gasto médio será de R$ 75 por presente. Em média, os consumidores pretendem participar de 1,4 evento de amigo secreto, principalmente entre familiares (73%), com amigos (31%) e com colegas do trabalho (29%). Estima-se que a brincadeira movimente R$ 8 bilhões no varejo.