Brumado: SMTT afirma que radares são aferidos e que condutores devem entrar com recurso caso haja duplicidade de infrações

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado afirmou que os testes do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) foram feitos em janeiro deste ano e que todos os equipamentos foram aprovados pelo órgão. O site 97NEWS acompanhou os testes que foram finalizados no dia 10 de janeiro na Avenida João Paulo I com um veículo do Ibametro (veja aqui). No entanto, um condutor de Brumado afirmou que no dia 17 de janeiro deste ano sua picape Toyota Hilux, com placas NKT-5149 levou duas infrações no mesma data, horário, minutos, segundos e localidade. A via permite a velocidade máxima de até 40 km/h, sendo que o condutor excedeu em 20% o seu limite de velocidade. De acordo com o condutor, o equipamento estaria com defeito (veja aqui). 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A reportagem do 97NEWS questionou o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo sobre o assunto, e o agente afirmou que todo condutor tem direito a ampla defesa. "Se o condutor recebeu duas infrações e se sinta lesado, que ele procure a sede do órgão para pedir o recurso para avaliação e, posteriormente ter uma resposta", disse. Segundo o coordenador, mesmo que haja duas infrações, o condutor cometeu irregularidades com o excesso de velocidade. "Se ele conduzindo o veículo e extrapolou a condução segura da via ele vai ser sim autuado", diz. Sobre o radar que estaria com defeito, Jansen afirmou que a SMTT vai acionar a empresa responsável para uma possível aferição. "Todos os equipamentos antes de entrarem em funcionamento, eles passam por testes exaustivos, mas mesmo assim é possível haver falhas, já que é um software", disse.