10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou, nesta quinta-feira (23), a sua 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de conselheiros de saúde do município, trabalhadores do setor, prestadores de serviço e usuários da rede pública municipal. A conferência foi constituída por quatro eixos de discussão, sendo: eixo 1: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; eixo 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo 3: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e eixo 4: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário municipal de Saúde, Claudio Soares Feres, destacou que as conferências são importantes para debaterem a saúde pública. "São nas conferências que surgem as demandas, as necessidades da população. Foram a partir das outras nove conferências que conseguimos ampliar a atenção primária na saúde, descentralizamos o LACEN, o SAMU 192, o Programa Melhor em Casa, ampliação do Hospital, o serviço de Hemodiálise. É a partir daqui [conferência] que a gente consegue desenhar as necessidades que serão encaminhadas para o âmbito Estadual e Federal ", pontuou o secretário.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele também destacou a importância dos recursos no Sistema Único de Saúde. "Sem recursos você não consegue ampliar a oferta de mais profissionais e procedimentos médicos. Pela constituição o município só tem obrigação de destinar apenas 15%, mas aqui, entre 2018 a 2022, a média aplicada é de 30%", disse. Claudio cobrou ainda mais atenção nos atendimentos com relação a saúde mental da população após a pandemia de Covid-19. "Um outro problema que surgiu após a pandemia, é a questão da saúde mental da população, não só em Brumado, mas em todo o país é preciso repensar sobre esses recursos, infelizmente a população está doente. A demanda hoje no serviço da saúde mental aumentou assustadoramente. Nós estamos falando de adultos, jovens e principalmente de crianças que praticam a automutilação e suicídio, então é preciso dar mais uma atenção nessa questão", destacou.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos destacou a importância da realização de mais uma conferência municipal e os investimentos na Saúde no período de 10 anos. "Nos últimos dez anos a saúde de Brumado tem tido uma evolução que é percebida não só pela população do município, mas de outras regiões", afirmou Vasconcelos. Conforme o gestor, Brumado se destaca como um micro polo de saúde na Região Sudoeste e no Sertão Produtivo. "Brumado faz parte de um conjunto de 417 municípios que compõem o Estado da Bahia, por outro lado, dentro do Estado, nós temos o Sudoeste baiano, o qual nós estamos inseridos, e que Brumado, dentro da macrorregião, é sede de uma microrregião de saúde compreendendo 22 municípios. Analisando dessa forma, a gente se orgulha muito de Brumado ter atingido um nível de saúde que não é o que exatamente sonhamos, não chegamos lá, mas nos deixa de forma muito confortável", comentou.