Brumado: Encontro de Mulheres Empreendedoras 2023 'superou expectativas', destacam organizadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O 4º Encontro de Mulheres Empreendedoras deste ano teve como objetivo identificar, selecionar e transformar os sonhos de empreendedoras de Brumado. Em uma noite de muitas transformações, a palestrante Maria José de Lima Freitas, a "Mazé Lima", contou sua trajetória no empreendedorismo que começou há cerca de 24 anos atrás. Mazé que veio de uma família simples perdeu o emprego em 1999, e daí então, decidiu que criaria seu próprio emprego e ainda geraria outros. Ao site 97NEWS, a empresária destacou a importância do evento em Brumado. "Através da minha história, essas mulheres podem perceber a força que tem nelas. O que eles podem fazer de diferente para transformar suas vidas, assim como transformei a minha", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Hoje, sua empresa, a Mazé Doces, gera dezenas de empregos, produz toneladas de doces artesanais, fatura milhões e sustenta toda uma cadeia de produtores de frutas. Mas segundo ela, a estrada para o sucesso foi árdua e cheia desafios, como desconhecimento das técnicas de produção e de administração do negócio, além falta de recursos financeiros. "Não importa os desafios que você vive no momento, porque a partir do momento que você acredita em você, os desafios são vencidos. Trabalhe duro, busque por conhecimentos, como aqui hoje, essas palestras motivacionais elevam sua autoestima de empreender", afirmou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Representando a Sala do Empreendedor, as agentes de desenvolvimento, Monalisa Bonfim e Adriana Alves ressaltaram a participação das mulheres brumadenses no comércio local. “Sabemos do esforço dessas empreendedoras no dia a dia, e por isso que a Sala do Empreendedor existe, também para às mulheres que superam desafios”, disse Bonfim. Já Adriana destacou a participação efetiva das mulheres na Sala. “Nós recebemos diversas empreendedoras com vontade de crescer e expandir seu negócio, e isso é muito gratificante, porque também é uma luta nossa”, diz. A gestora do SEBRAE, em Brumado, Jéssica Lopes, agradeceu a participação das mais de 300 inscritas no evento. “Eu estou bem feliz com a presença marcante dessas meninas aqui, é o nosso quarto encontro e esse ano com casa cheia”, destacou.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com a Gestora do SEBRAE, o número de empreendedoras vem crescendo no mercado, o que mostra um potencial expoente. “São líderes em seus próprios negócios ou até mesmo como companheiras na gestão da empresa familiar. Então, a mulher empreendedora está cada vez mais inovadora”, esclareceu Jéssica. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Orlando Gomes, são novos tempos surgindo no empreendedorismo feminino. “Aquela mulher que era vista apenas no [pé do fogão] saiu do casulo e segue em frente com suas habilidades na gestão, seja ela da pequena empresa ou até grandes negócios. Acredito que aqui hoje, neste evento, elas saiam impactadas com a palestra da Mazé, e vençam na vida”, afirmou.