Brumado: Volta das chuvas preocupa e evidencia problemas nas ruas e pontos de alagamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar da chuva ter dado uma trégua nos últimos dias, ela voltou a trazer preocupação aos moradores de Brumado e amarga lembrança do medo e prejuízos ocasionados em 2022. A previsão do tempo aponta que neste final de semana, pancadas de chuva devem retornar à cidade, o que já coloca em alerta a população. Logo após as chuvas do ano passado, vários pontos vulneráveis da cidade deixaram motoristas ilhados e provocou prejuízos em lojas e residências. A Rua Oflávio Torres fica na região central da cidade. A famosa "Ladeira do Cinema" quando chove forte, além do alagamento, o calçamento fica completamente destruído. A via, em parte, é calçada, e faz ligação com a Rua Coronel Tibério Meira. A drenagem é antiga e uma demanda recorrente entre quem vive ou transita pela área. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro ponto bastante conhecido é o da Avenida Centenário no qual recebe um curso d’água muito forte.  ponto crítico é próximo à um posto de combustível. Praticamente a vazão de água de todos os bairros próximos desce nesse trecho e alaga tudo. Também nesta área, a adrenagem é precária e a avenida fica bloqueada. Comerciantes acumulam prejuízos toda vez que chove. O problema fica mais grave uma vez que essa avenida é o principal acesso para bairros adjacentes e a rodovia BR-030. O local necessita de ampliação da drenagem pluvial nas ruas do entorno e manutenção do curso d’água para que ele suporte o aumento de volume durante as chuvas. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

E não menos importante ao exemplo aqui mostrado é da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, centro comercial. Apesar de não impedir o fluxo de veículos, a solução para esse caso seria pelo menos a manutenção e abertura de bocas de lobo. Outro local que registra uma grande vazão de água, é a Avenida Coronel Santos, no bairro São Felix. O treco com maior dificuldade é próximo a ponte, no qual em dias de chuva, chega a ficar bloqueado por alguns minutos. Nesta área, a terra e pedras que descem dos bairros adjacentes, podem provocar acidentes aos condutores de motocicletas.