Golpista cria perfil falso no WhatsApp para pedir dinheiro em nome de brumadense

Perfil falso em nome Yracema - Foto: Reprodução l Rede Social

O golpe do WhatsApp em que criminosos falsificam os perfis dos usuários não é um crime novo, no entanto, continua acontecendo em todo país. No golpe, os bandidos conseguem ter acesso aos dados pessoais da vítima ou até mesmo, com outro número, usam uma foto para se passar pela vítima e, então, fingem ser você com um novo número para extorquir dinheiro de seus contatos. O golpe começa com o envio da mensagem "troquei meu celular", seguida de algumas informações para convencer o contato de que aquela situação é real. Outro fator importante é que, eles se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. Em entrevista ao site 97NEWS, a brumadense Yracema Ribas alertou que na última semana, seu nome e sua foto foram usados para aplicar golpes na cidade, principalmente entre os parentes. "Meu cunhado recebeu ligações e mensagens de uma 'suposta pessoa' se passando por mim. Foi então que ele me ligou e pergunto: 'Você está me ligando? E eu afirmei que não! Foi quando a gente percebeu o golpe", relatou. Yracema detalhou que os golpistas não usaram o seu verdadeiro número, apenas criaram um novo perfil. "O meu número meus amigos e familiares já sabem, mas ele mandam mensagem para convencer algumas pessoas que sou eu, mas como a gente descobriu rápido, eles não pediram mais na minha família, mas eu temo que meus amigos caiam no golpe", alerta Ribas. Ela conta que chegou ir na Delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência, mas foi informada que o documento só poderia ser feito se alguém tivesse caído no golpe. "Eu procurei a Delegacia, mas disseram que o registro só é feito com vítimas. Mas me pediram para que orientasse via rede social e na mídia local", afirmou. 

Mensagem enviada a Eliana - Foto: Reprodução l Rede Social

Ainda durante esta semana, o golpe não foi só na família de Yracema, a Eliana, moradora do Bairro Dr. Juracy relatou a nossa reportagem que durante uma visita no fim de semana na casa da sua mãe, golpistas mandaram uma mensagem para ela se passando como uma de suas filhas. "Eles escreveram: 'Boa tarde mãe to usando esse número agora salva ai' (cic). Ai eu questionei qual das minhas filhas seria, Dani ou Mili, e responderam: 'Dani'. Foi quando pediram dinheiro", diz Eliana a qual completou ainda que os criminosos queriam uma quantia de R$ 1.350. "Eles tentaram me convencer que seria a minha filha pedindo o valor para pagar uma conta. O apelo era tão grande que quase eu depositei, mas meu sobrinho desconfiou e ligou pra minha filha, e ai a gente descobriu tudo", afirmou. 

O que fazer se você for vítima de golpe no WhatsApp?

Ao perceber que está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos.