Brumado: Vistoriador da SMTT aponta 'falhas na fiscalização' do transporte escolar

Foto: Leitor l 97NEWS

O acidente envolvendo mais um ônibus do transporte escolar na noite de segunda-feira (24), na comunidade de Umburaninhas, próximo ao Distrito de Umburanas, zona rural de Brumado (veja aqui), acendeu um "alerta" para as condições dos veículos e a legalidade do transporte escolar no município. Em relatos emocionados feitos por estudantes da Rede Municipal e Estadual de ensino, alunos disseram ao site 97NEWS, que caso o veículo não seja substituído, eles pensam em desistir do ano letivo. "Eu e minhas colegas já pensamos muito em desistir, o ônibus quebra muito e o perigo só aumenta. E se um ônibus desse quebrar no meio da rodovia, nossas vidas estão em jogo", disse a aluna da comunidade. No acidente da noite da última segunda-feira, o motorista do veículo para não descer em um trecho ingrime, tentou frear e perdeu o controle da direção, vindo a colidir com uma cerca. No entanto, alunos relataram um barulho vindo do lado de fora do ônibus. "Estava eu e meus colegas vindo da escola, e a gente escutou um barulho que veio do lado de fora do veículo, pensamos até que a roda tinha se soltado. O motorista para não descer a ribanceira, ele freou e bateu numa cerca, foi um susto tremendo", disse a aluna. Na terça-feira (25), a reportagem tentou falar com o Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, mas o mesmo estava em viagem. A equipe também enviou as fotos e o áudio da matéria para o secretário, e mandatário da Pasta de Educação ficou de enviar uma explicação sobre o ocorrido. 

 

 

Vistoriador Jansen Ricardo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda em busca de mais informações sobre a qualidade do transporte escolar em Brumado, o site falou com o vistoriador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, o qual afirmou que sobre o sinistro de segunda-feira, o órgão executivo de trânsito tinha recebido a denúncia via reportagem do 97NEWS e pediu um prazo para verificar. "O órgão municipal de trânsito tem que ter total controle sobre a frota, porque ele que emite a autorização de circulação do veículo, no caso com atividade remunerada, e nós estaremos fazendo esse entendimento e emitiremos um posicionamento oficial", disse. No entanto, o vistoriador foi enfático ao afirmar que o transporte escolar do município enfrenta problemas penoso. "Eu devo acrescentar que são gerenciados nessas atividades por uma legislação federal, a Lei 9.503/97 e que entrou em vigor em 1998, ela propõe no capítulo 13 que: toda regimentação para o exercício dessa atividade. E ela propõe ainda que o veículo seja inspecionado obrigatoriamente, duas vezes no ano", declara Jansen. Entretanto, conforme o vistoriador, a realidade de Brumado é outra. "No primeiro semestre de vistoria, tivemos um baixa adesão por parte de alguns condutores ou permissionários dos ônibus, ou seja, boa parte não tem a autorização para trafegar ou transportar alunos na cidade. E para o segundo semestre, a SMTT vai marcar mais uma vistoria", afirmou. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

Questionado se o órgão de trânsito ou a Secretaria Municipal de Educação estaria "fazendo vista grossa" para a situação, o vistoriador tratou como "falha na fiscalização". "Eu não estou aqui para 'tapar o sol com a peneira', seja o condutor ou o proprietário do veículo tá executando uma atividade irregular, clandestina, sem autorização, ele deve ter o veículo retido e feito a inspeção novamente. Caso esteja fora dos padrões, pode ser retirado de circulação", afirmou Jansen Ricardo o qual disse ainda que é de responsabilidade dos agentes de trânsito, das Polícias Militar, Rodoviária ou Federal fiscalizar e tirar de circulação veículos que não atendem as normas previstas em Lei. "Tá irregular, que fiscaliza-se, temos órgãos para isso no município e a responsabilidade é dos entes fiscalizatórios", finalizou.