Mesmo não estando na lista das melhores cidades do interior para abrir um negócio, Brumado é a 'queridinha' do Sudoeste baiano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dados de uma consultoria técnica realizada pelo Sebrae na Bahia, revelou a lista de algumas cidades no interior do Estado, como as que mais oferecem um cenário positivo para atrair investimentos. Segundo a pesquisa, entre as dez melhores estão: Feira de Santana; Vitória da Conquista; Lençóis; Luiz Eduardo Magalhães; Teixeira de Freitas; Ilhéus; Juazeiro; Santo Antônio de Jesus; Irecê e Senhor do Bonfim. No entanto, o município de Brumado não aparece na lista. Entre os aspectos, segundo a pesquisa, é o fator da demanda e oferta. Entretanto, a pesquisa pode até não ter citado Brumado na lista, mas às perspectivas são promissoras e o município vem sendo um dos que mais tem recebido empresas nos últimos meses na Região Sudoeste, mesmo durante o período crítico da Pandemia da Covid-19. Para se ter uma ideia da projeção econômica, vamos citar alguns empreendimentos que foram lançados em forma de projetos e outros que inclusive já foram construídos. Na área da educação, o município acabou de receber uma Faculdade de Medicina, na qual já tem turmas com aulas presenciais. O empreendimento fica localizado às margens da BA-262, próximo à um condomínio fechado, quem também é outro empreendimento que está em ampla expansão. Na área de alimentação, são diversas as lojas que se estabeleceram na cidade, sendo que algumas delas construíram até filiais, como é o caso de alguns supermercados. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro setor que também tem atraído vários empresários para Brumado, é o setor comerciário. São lojas de confecções, calçados, utilidades do lar e entre outros. Não podemos deixar de destacar o crescimento urbano, com construções de prédios, casas e até clubes recreativos. No setor de mineração, construção civil, várias são as empresas que buscam Brumado como uma cidade para se investir. Não menos importante, podemos destacar o setor de saúde, na qual já foi votado na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que autoriza um grupo de sócios a construírem um Hospital particular na cidade. O empreendimento será construído entre os Bairros Santa Tereza e São José, este último, que também vem recebendo vários empreendimentos ao longo dos anos como: Campus do IFBA, Policlínica Regional, Creche, em em pleno andamento, as obras de um complexo educacional, com quadra esportiva, piscina, salas de aula, refeitório. A obra é do Governo do Estado. Aliado à isto, vem também o setor de farmácias, que a cada dia, sofre uma expansão enorme. Numa proporção anual, é possível se afirmar que quase todo mês, uma farmácia é aberta no município. Nós podemos citar aqui nesta reportagem, dezenas de empreendimentos que estão chegando em nosso município, o que foge da regra apontada pela pesquisa do Sebrae. Para muitos empresários, Brumado tem sido a "queridinha do Sudoeste baiano" para o investimento.