Audiência Pública 'Março Mulher' é realizada pela primeira vez em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (18), foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, a primeira Audiência Pública Março Mulher, que recebeu representantes de vários setores da sociedade brumadense e de outros municípios. A audiência foi uma iniciativa do mandato da presidente da casa legislativa, Verimar Dias Meira (PT), "Verimar do Sindicato", com objetivo de homenagear as mulheres e promover um debate sobre temas importantes a esse grupo de pessoas. O evento teve início com a presidente da Casa dando as boas-vindas ao público e, posteriormente, o Delegado Titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique de Oliveira, iniciou a sua fala informando a importância de a mulher procurar ajuda especializada em casos de violência. “É importante ela requerer a medida protetiva ao denunciar o seu agressor e exigir os seus direitos no prazo previsto. Dessa forma, pode requerer o afastamento do companheiro da residência", explicou. Depois, foi a vez a psicóloga Marcela Trindade de falar sobre a temática saúde mental da mulher. Para ela, esse tema é muito importante ser abordado, pois o psicológico da mulher agredida nem sempre é considerado. Segundo ela, é preciso acolher essas mulheres e que elas tenham de fato uma rede de apoio. Pois uma mulher agredida, muitas vezes, aprende que aquilo vivido por ela é normal.

 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Drª Abiara Meira Dias, representante do move mulher, falou sobre a oportunidade da mulher na política. “Muitas vezes as mulheres são inseridas no setor político apenas para o preenchimento de cotas pelos partidos. Quando você vê a verba para as campanhas, a dos homens é muito superior”, afirmou. Contudo, é importante que as mulheres ocupem mais esses espaços, pois só assim haverá mudança nessa área. Ela ainda destacou a importância de haver uma Delegacia especializada em atendimento à mulher. A Drª Rebeca Carvalho, representando a Ordem dos Advogados de Brumado, falou sobre a violência contra mulher. “Um fator determinante para a violência contra a mulher diz respeito ao machismo. Os homens acabaram sendo criados, de maneira errada, com uma ideia de que são superiores e que tudo podem contra as mulheres”, disse. A vereadora Lia Teixeira também aproveitou a oportunidade para dar um recado às mulheres neste dia destinado a elas. “É muito importante que a gente reconheça o nosso valor, mulheres! Nós temos que nos sentir bem, ter a autoestima alta e fazer o melhor por nós mesmas”, afirmou. Julieta Palmeira, titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), participou do evento por meio de videoconferência. Durante sua fala, elencou as problemáticas do machismo para o espaço da mulher na sociedade. “Acho muito importante essa audiência pública, pois os dados são alarmantes. E os dados correspondem às vidas perdidas. E isso não dá mais”, falou. Ao término das falas, foi aberto espaço ao público para poderem fazer perguntas ou darem contribuição com o debate. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por fim, a vereadora Verimar fez o uso da palavra para agradecer a todos os presentes e ressaltar a importância histórica do evento. “Essa é a primeira audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado com a temática sobre a mulher. E isso é possível apenas porque uma mulher hoje está na presidência dessa casa. Por isso, é importante que ocupemos esses espaços, pois só assim seremos representadas”, finalizou. Os presentes receberam, ao final do evento, brindes e puderam desfrutar de um lanche especial.