Startup brumadense está entre as cinco que mais crescem no Nordeste

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Mesmo sobre os impactos da Covid-19, levantamento aponta que 50% das startups localizadas em cidades da região não tiveram diminuição no faturamento. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Economia, em 2020 o Brasil registrou um índice histórico no número de novas empresas abertas e encerrou o ano com ao menos 20 milhões de negócios ativos. Um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Entre as startups, esse crescimento é de 27% em relação a 2018 e 20 vezes mais do que em 2011, de acordo com informações da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). E o Nordeste é a região que mais vem se destacando fora do eixo sul-sudeste. Atualmente existem 1.171 startups na região. A grande maioria, na Bahia, Pernambuco e Ceará. Além disso, outro dado chama a atenção, um "Mapeamento de Comunidades - Nordeste", realizado pela Abstartups em 2021, expõe que mesmo sobre os impactos da Covid-19, 50% das startups localizadas em cidades nordestinas não tiveram diminuição no faturamento. Na Bahia, um dos destaques entre as cinco novas empresas que mais crescem na região está a Giross, criada em Brumado, na região sudoeste e fundada por Filipe Martins, o objetivo dela é proporcionar entregas efetivas, prometendo preço justo em cada corrida, com rapidez e segurança. Além de todos esses benefícos, o app oferece também uma rede de negócios afiliados que vão desde grandes farmácias e pequenas marcas de roupas, até estabelecimentos que fornecem alimentos. Vale ressaltar que o principal serviço da Giross era transportar passageiros por meio de motocicletas. Com a chegada da pandemia e a necessidade de manter o isolamento social, foi necessário buscar outras alternativas para superar a crise. A marca baiana está presente em 80 cidades nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. A projeção é alcançar mais 40 municípios até o início de 2022. O número de entregadores também cresceu exponencialmente e já superou a marca de 10 mil com a expectativa de chegar aos 14 mil entre janeiro e fevereiro de 2022. Até o momento a startup já conseguiu ultrapassar a marca de R$ 2 milhões em faturamento. O resultado representa um crescimento de cerca de 400% em relação ao obtido no ano passado. Agora, os novos passos é conseguir captar investimento. Hoje a empresa opera com capital próprio, por conta do contexto pandêmico, que acabou gerando grandes oportunidades. "As expectativas para os próximos meses são otimistas", disse o CEO da Giross, Filipe Martins. Entre os parceiros da startup, cada empresa chega a lucrar em torno de R$ 7 mil a mais por mês com o serviço.