Candidata teve apenas um voto e tomou posse. Um voto vale um eleição

Foto Poder Legislativo local

Uma candidata à Câmara de Vereadores que ganhou apenas o próprio voto durante as eleições municipais de 2012 tomou posse na última quarta-feira (03/09), em Coronel Pilar, município de 1,7 mil habitantes próximo a Bento Gonçalves e Garibaldi. Veridiana Bassotto Pasini, 39 anos, não foi votada sequer pelo marido. Filiada ao PTB, a secretária de dentista assume como sétima suplente da coligação entre o partido com o PP e o PMDB.

 

Veridiana foi empossada porque o titular da coligação, Luciano Contini (PMDB), precisou se afastar por licença médica durante 60 dias. A suplente Iraci Moresco Zanatta assumiu por 30 dias, deixando lugar vago para outro. Como os seis suplentes seguintes da lista não assumiram por motivos diversos, o cargo caiu no colo da secretária. Ela ficará no cargo até o início de outubro.

— Eu não esperava, mesmo sem querer acabei entrando. Concorri para preencher a cota de mulheres candidatas na coligação e optei por não fazer campanha — revela a mulher.

 

Ainda que não tenha feito campanha, ela votou em si mesma no dia da eleição na seção eleitoral onde está cadastrada, na comunidade de São Bartolomeu. O voto único lhe garantiu uma vaga na Câmara. A coligação PP, PMDB e PTB elegeu cinco dos nove vereadores de Coronel Pilar.

 

— Isso é para transmitir o valor que um voto tem. Antes não tinha ideia de como era, mas agora que assumi penso um pouco diferente e vi que dá para fazer muito pelo município, mesmo que seja representando um voto — avalia a vereadora, que pretende apresentar um projeto na sessão ordinária marcada para a noite desta quarta-feira, embora não diga sobre o que se trata.