Brumado: Mesmo com a visita do governador Rui Costa a sede da 20ª Coorpin, unidade fica de fora do Programa de Modernização das Estruturas de Segurança

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No dia em que inaugurou a Policlínica Regional de Brumado -- 05 de julho deste ano --, o governador Rui Costa (PT), fez uma visita a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin) a convite do então coordenador da unidade, Arilano Botelho e demais delegados. Na época, ao site 97NEWS o governador disse que a visita fazia parte da requalificação das unidades de segurança do Estado. "Aqui nós vamos implantar um novo modelo de arquivo para estes bens apreendidos. Porque as delegacias estão se transformando em depósitos de moto e carro. Nós estamos trabalhando com o secretário de segurança para retirar todo esse material e colocar em pátios, e não nas delegacias", afirmou o Rui. O prédio que possui uma estrutura não muito antiga necessita de algumas reformas. No entanto, uma publicação do Diário Oficial do Estado do último sábado (21), anunciou o investimento de mais de R$ 83 milhões, em unidades de segurança da Bahia, o que atenderá unidades das Polícias Militar  e Civil. O investimento faz parte do Programa de Modernização das Estruturas de Segurança em toda a Bahia. Entretanto, o nome de Brumado não foi incerido na lista dos municípios que vão receber o investimento. No edital de licitação, o governo anuncia um pacote de ações, que prevê a construção e reforma de delegacias da Polícia Civil e unidades da Polícia Militar. Quarenta e seis municípios baianos serão beneficiados na primeira etapa do programa. Entre as unidades que receberão novas sedes estão as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) das cidades de Juazeiro, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Itabuna. 

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No total, serão 42 unidades da Polícia Civil (quatro Deams, 38 Delegacias Territoriais), entre elas 15 mistas (PM e PC), e quatro da Polícia Militar beneficiadas. Conforme o governo do Estado, as escolhas dos municípios foram realizadas com base no critério de urgência, na mancha criminal, índice populacional, entre outras condições. O prazo mínimo para a execução das obras, após a assinatura da ordem de serviço, é de cinco meses. A lista de unidades da Polícia Civil inclui as cidades de Antas, Araci, Banzaê, Barra do Choça, Caetanos, Conceição do Coité, Cotegipe, Dário Meira, Encruzilhada, Esplanada, Gandu, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibicoara, Ichu, Iraquara, Irecê, Itagibá, Itiruçu, Jaguaquara, Jeremabo, Lafaiette Coutinho, Laje, Lençóis, Maracás, Macaúbas, Mucugê, Nova Soure, Ribeira do Amparo, Santa Rita de Cássia, Santa Luz, Santa Maria da Vitória, Saúde, Serrolândia, Sítio do Quinto, Ubaíra, Valença e Wanderley. Já as sedes da PM em Andaraí, Araci, Barra do Choça, Caetanos, Conceição do Coité, Cotegipe, Dário Meira, Iaçu, Itagibá, Lençóis, Macaúbas, Nova Soure, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Seabra, São José do Jacuípe, Saúde, Teolândia e Wanderley receberão investimento nas infraestruturas.