Três avanços tecnológicos de curto prazo que podem mudar o futuro

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A pandemia gerou um impacto positivo na velocidade das mudanças em TI. A conexão remota é cotidiana e a videoconferência se tornou de fato o que sempre prometeu, as viagens de negócios, deslocamentos diários e outros foram substituídos por esse beneficio. As empresas de tecnologia do Vale do Silício, pegaram esta vantagem de contratação e transformaram salários acima do que os trabalhadores geralmente recebiam localmente e aderiram ao trabalho remoto, reduzindo custos logísticos. Outra consequência foi o aumento na busca de qualidade nos planos de internet, já que se tornou de extrema importância para o resulto das atividades diárias, com a chegada do vírus, a única alternativa para a continuidade das tarefas foi a realização através da internet. As mudanças impingidas as empresas pela Covid-19 também promoveram avanços em outras áreas que podem romper brevemente diversas coisas que fazemos. Essas áreas são, computação de ambiente, computação de conservação e PCs em nuvem. 

Computação Ambiente

Com a computação ambiente, a interface predominante é a voz, envolve computadores com quais você fala, como por exemplo, dizer ao fogao como cozinhas sua refeiçao; ou abrir e fechar a torneira com sua voz. Esse conceito se baseia na computação conversacional, tornando a tecnologia de computador tão comum que você sempre pode interagir com alguém onde quer que vá. Esse esforço está sendo conduzido principalmente pela Amazon, mas a IBM (com Watson Assistant), a Microsoft (com Cortana) e a Apple (Siri) estão atuando neste espaço também, embora não tão ativamente.

Computação conversacional

IBM tem trabalhado com  ajuda da Nvidia e varias outras empresas para possibilitar uma conversa com um colega de inteligência artificial, como um Amazon Echo. No passado o usuário precisava aprender a se comunicar com o computador, e hoje o esforço de computação de conversação da Amazon é exatamente oposto. Os sistemas de resposta de voz interativa (IVR) estão passando por atualizações constantes, tornando cada vez mais difícil a percepçao de uma “maquina”. Avanços em setores como vendas de seguros e saúde mostraram benefícios substanciais. A computação conversacional não tem apenas enormes implicações para call centers e caldeiras; eventualmente, redefinirá como trabalhamos com computadores, permitindo que eles forneçam companhia, uma melhor compreensão do que você precisa que o computador faça e, com o tempo, será mais um parceiro “humano” do que uma ferramenta, pois ele se auto-otimiza para seu usuário.

Cloud PC

O conceito de um PC em nuvem continua fascinante e esta ligado ao lançamento do Windows 365, essencialmente, ele permite que qualquer coisa conectada à nuvem com uma tela e um navegador seja o seu PC com Windows. Não precisa de hardware de PC tradicional, em conclusão o computador está prestes a renascer, pois, na medida que essas três tendências amadurecem, estaremos cada vez mais cercados por computadores que falam como pessoas conosco. Os smartphones ainda não são capazes de compensar, pois não possuem as portas com fio ou sem fio de alta velocidade necessárias para a exibição necessária. Mas os visores tipo head-mounted de alta definição estão chegando. Juntamente com um smartphone equipado com Thunderbolt ou uma interface de tela sem fio mais robusta, eles podem evoluir para se tornar o cliente de hardware Windows perfeito. O início de uma grande mudança está a acontecer, e é algo que não víamos desde o nascimento do computador, quando essa tendência se concluir teremos ainda mais os PCs no nosso dia a dia. 

CONTINUE LENDO