MEC quer aprovar os reprovados

Nesta terça-feira (02), segundo anúncio feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, será lançado ainda neste ano à primeira audiência pública para discutir mudanças na grade curricular do ensino médio. A proposta está em elaboração e deve ser discutida com as redes de ensino de todo o país.

 

Para o ministro, alterar a grade é fundamental para atacar o problema da evasão escolar. Além disso, segundo Paim, é preciso haver maior flexibilidade do currículo, de modo que o estudante não precise repetir o ano toda a vez que é reprovado em uma ou duas disciplinas.

 

De acordo com o ministro, o acesso à profissionalização passou de 3% para 10%, mas a taxa ainda está bem abaixo da de outros países, como a Alemanha, cujo percentual é 55%. Henrique Paim destacou ainda que o número de vagas nas universidades brasileiras praticamente triplicou em relação às oportunidades criadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que o Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) reúne uma demanda de  1,6 milhão de contratos.