Empresa de transportes de Brumado é a primeira na região do Nordeste a ter carreta movida a gás

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No fim do mês de abril deste ano, a empresa Scania informou que é de Brumado a primeira empresa de transportes da Região do Nordeste do Brasil a adquirir o primeiro Scania movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano. Com 19 unidades operacionais em todo o Brasil, e matriz localizada em Brumado, a Comtrasil está sendo pioneira com uma forma mais limpa de trabalhar. "O mundo clama por isso e por esse compromisso", disse Thales Souza Silva, sócio-diretor da Comtrasil. O veículo R 410 6×2 fará o transporte de bebidas e de produtos de higiene e limpeza para dois grandes clientes da empresa. A operação será dedicada e bastante dinâmica, pois o caminhão será responsável por fazer a transferência dos produtos entre as fábricas dos clientes. Ou seja, a viagem, que terá rota aproximada de 900 km. "Vamos casar fluxos e rotas. Como ambos têm uma demanda e valorizam muito a questão ambiental, optamos por ofertar aos dois esta sinergia operacional, a fim de evitar que o caminhão rode vazio no percurso e possibilitando que o trabalho seja feito com emissão muito menor de CO2", explica Thales. De acordo com a empresa, a abastecimento será feito no decorrer do trajeto, nos postos disponíveis nas regiões metropolitanas por onde o veículo passar. "Como o caminhão vai trafegar por rodovias federais, temos a opção de abastecer nas regiões metropolitanas das capitais, como Salvador (Bahia), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas) e outras capitais. Estaremos bem assistidos", detalha o empresário. 

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Atualmente, a frota da Comtrasil é composta por 400 cavalos mecânicos e 900 equipamentos semirreboques. "A conectividade permite que a gente tenha um acompanhamento melhor e mais assertivo, principalmente de resultado. Hoje temos motoristas que saíram do conceito D e foram para o A, o que nos trouxe uma média geral de 5 a 7% de economia", conta Thales. Ao todo, a Comtrasil contabiliza 440 motoristas de um total de 570 colaboradores. Agora, a expectativa da empresa é melhorar ainda mais esses números com a chegada do R 410 6×2 movido a gás natural e abraçar outros tantos benefícios que vão muito além da economia de combustível. "A expectativa de que o caminhão traga mais sustentabilidade para o nosso negócio é muito alta. Os clientes querem o veículo o quanto antes na operação porque sabem que o resultado vai abrir também outras malhas, outras rotas para que mais veículos movidos a gás possam chegar. E nós temos a certeza de que não estamos sozinhos nessa jornada, pois temos a Scania e a Movesa ao nosso lado como parceiras e todo o aparato técnico e comercial para que esse modelo venha mesmo para ficar", conclui o empresário.