Brumado: Vigilância Sanitária orienta população e notifica comerciantes por venda de carnes estragadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último final de semana, a dona de casa Elaine Costa que mora no bairro Baraúnas, em Brumado, registrou o momento em que, ao cortar a carne comprada no mesmo dia em um açougue do mesmo bairro (veja aqui), encontrou larvas no alimento. "Eu fui até o açougue e comprei a carne, queria fazer uma sopa. No estabelecimento não percebi a qualidade da carne, mas quando cheguei em casa e cortei uma parte, meu Deus, tinha bastante larva. Fiquei muito triste com a situação", afirma a consumidora. Em entrevista ao site 97NEWS, o nutricionista da Vigilância Sanitária do município, Paulo Vigílio Souza Vargas, orientou a população para que faça denúncias, caso seja vítima de estabelecimentos que vendam carne ou outros derivados que estejam estragadas ou vencidas. "Primeiro é preciso contactar a vigilância sanitária, fazer a denúncia, ela é anônima, e tentar também com o proprietário do estabelecimento para informar o que está acontecendo. Mas mesmo assim, orientamos que faça a denúncia para verificação", destacou o nutricionista. Conforme Virgílio, como a carne é um produto perecível, requer muitos cuidados. "É preciso que haja um acondicionamento ideal, também é importante o manuseio correto, porque pode acontecer o que foi relatado pela consumidora", diz. De acordo com o fiscal da Vigilância, a pasta vem realizando as ações diárias de fiscalização sobre o manuseio e armazenamento de itens perecíveis, atendendo denúncias e reclamações da comunidade e observando de perto os segmentos com maior volume de queixas. "Antes da pandemia não tínhamos um volume de denúncias como agora. A nossa média diária é de duas a três denúncias por dia, e o foco maior tem sido carnes, tanto estragadas, quanto clandestinas", disse. Conforme o nutricionista, a Vigilância Sanitária possui um telefone para que a população faça denúncias. "Nem sempre precisa de provas para a denúncia, basta ligar e dar o nome e o endereço do estabelecimento que vamos checar. Se comprovado, recolhemos o produto e notificamos o proprietário para que ele faça o correção. O nosso telefone é o 3441-8743", afirmou.