Brumado: Mesmo fazendo parte do 'grupo de risco', idosos frequentam agências bancárias e lotéricas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o início da pandemia do Covid-19, muito tem se falado e recomendado para que as pessoas que são do "grupo de risco" permaneçam em casa. Essas pessoas com maiores chances de contaminação com o coronavírus são: Portadores de doenças crônicas (diabetes e hipertensão), asma e indivíduos acima de 60 anos. Além da idade, todas essas pessoas que possuem comorbidades, são os mais propensos a ter complicações e morrer de coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (1º), o 97NEWS registrou dezenas de idosos frequentando as agências bancárias e casas lotéricas de Brumado. Algumas inclusive sem a proteção, que seria luvas e máscaras. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pede que a ida aos bancos seja feita apenas por grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como aposentados e pensionistas. A recomendação para os demais é para que os serviços bancários sejam feitos via internet e pelos aplicativos de celular. "Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento", diz a Febraban. 

Sistema da Caixa lento - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com menos fluxo de pessoas nas agências, a ideia é garantir agilidade e segurança no atendimento aos grupos de maior risco e aos bancários, evitando a disseminação de covid-19. Por recomendação do Banco Central os bancos alteraram o tempo de funcionamento. No entanto, os brumadenses ainda se arriscam nas enormes filas. Em uma agência bancária da Rua Coronel Tibério Meira, no horário das 09h às 15h, era possível ver uma funcionária orientando os clientes a ficarem do lado de fora da agência e mantendo uma distância de até 1 metro e meio, mas após este horário, a nossa equipe não viu mais ninguém no local, e a sala onde os caixas eletrônicos ficam lotadas de pessoas na tentativa de sacar valores ou pagar as contas. Ainda nesta mesma agências, tentamos realizar pagamentos de boletos, mas com o sistema lento, os caixas não funcionavam perfeitamente. Alguns clientes tiveram que esperar por até 30 minutos para o sistema retornar. Tentamos falar com a gerencia do estabelecimento, mas não conseguimos.