Flamenguista bebeu na comemoração da Libertadores e não pôde participar de campanha do Hemoba; saiba os cuidados na hora de doar sangue

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um voluntário de várias campanhas, mas que desta vez teve que retornar para casa sem doar sangue, o flamenguista Juvenil Carlos, de 49 anos morador do distrito de Tranqueiras em Ituaçu, ficou impedido da colaborar com a causa nobre na última segunda-feira (25), 'Dia Nacional do Doador de Sangue', evento que aconteceu no hemocentro de Brumado. O alerta serve para todos que pretendem doar sangue e, precisam tomar alguns cuidados antes de procurar um hemocentro. No caso de Juvenilson, ele foi impedido de ajudar na campanha devido ao consumo de álcool no fim de semana durante a comemoração do título do Flamengo na Libertadores no sábado (23) e, no domingo (24), já consagrado campeão do Brasileirão 2019. "Não sabia que não podia doar se fizesse o consumo de bebida alcoólica, mas chegando aqui as enfermeiras me orientaram que não podia. Fiquei um pouco triste, mas ao mesmo tempo alegre pelo título do Flamengo. Mas isso não significa que eu não vou doar mais, na próxima vez, estarei sim aqui no Hemoba de Brumado para ajudar as pessoas que necessitam de sangue", esclareceu o torcedor rubro-negro. Assim como Carlos foi orientado, outros doadores devem prestar a atenção nos cuidados antes de procurar um hemocentro. 

Salgados e bolo foram servidos aos doadores após a campanha - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Por exemplo: Impedimentos temporários (Febre; Gripe ou resfriado; Gravidez; Uso de alguns medicamentos; Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis). Além disso, pessoas que acabaram de realizar procedimentos cirúrgicos. Outros impedimentos são os definitivos como: Hepatite após os 10 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis e Malária. Também é bom observar os intervalos para doação. Homens: 60 dias (até 4 doações por ano) e Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano). Existem cuidados pós-doação como: Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; Aumentar a ingestão de líquidos; Não fumar por cerca de 2 horas; Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas; Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, e outros cuidados.