Dicas Importantes a serem observadas

Você pode até ser um usuário assíduo do WhatsApp, mas certamente ficará surpreso ao conhecer algumas das dicas que listamos abaixo. Elas podem ajudá-lo a usar o aplicativo de forma mais conveniente, evitando brigas e contratempos.

 

1 - Dá para usar o WhatsApp no seu computador

O aplicativo ainda não tem uma versão oficial para PC. Mas é possível instalar o WhatsApp no computador por meio de um emulador de Android (programa que simula a tela do celular dentro do Windows). Há, no entanto, uma limitação: o WhatsApp não permite o uso simultâneo de uma conta (número de telefone) no PC e no celular. Então, você só vai conseguir usar a conta em um dispositivo por vez.

 

2 - As setas verdes não indicam que pessoa leu a mensagem

Muita gente pensa que as setinhas verdes significam que a mensagem foi lida pelo destinatário, quando na verdade elas indicam apenas que o texto foi entregue ao celular dele. Quantos desentendimentos e cobranças em vão já devem ter ocorrido entre namorados, amigos e parentes por algo tão pequeno (e erroneamente interpretado).

 

3 - Dá para impedir que fotos enviadas por amigos sejam salvas no celular

O aplicativo salva automaticamente no celular as fotos e vídeos que o usuário recebe dos contatos e visualiza na tela - algo que pode causar constrangimentos e mal-entendidos, dependendo do tipo de conteúdo. Mas, com alguns ajustes nas configurações, é possível optar por não baixar esses arquivos no smartphone.

 

4 - Conversas e arquivos do WhatsApp podem ser enviados por e-mail. Se você quer guardar conversas e imagens, pode enviá-las facilmente para o seu e-mail -- ou até para outros destinatários. A opção fica nas configurações da conversa. No iPhone, basta acessar a lista de conversas, deslizar o dedo naquela desejada e selecionar Mais para ver a opção. No Android, basta tocar no botão dos três quadrados (preferências gerais).

 

 

5 - Quem usa Android também pode desabilitar a exibição do 'visto por último

Até há pouco tempo, a opção de esconder dos destinatários o último horário em que o WhatsApp foi acessado estava disponível só para iPhone. Mas usuários do Android agora podem usá-la também (a partir da versão 2.11.186 do aplicativo). Outra opção é deixar o horário visível só para os próprios contatos (em vez de para qualquer um no WhatsApp).

 

6 - Você pode tentar recuperar conversas apagadas

Para quem às vezes apaga sem querer conversas, um método alternativo (mas não infalível) pode ajudar a recuperar as mensagens. Isso porque o aplicativo realiza automaticamente, a cada 24 horas, um backup das conversas. Se você desinstalar e instalar o WhatsApp nessa janela de 24 horas, há grandes chances de recuperar o que apagou. Depois do período, o método não funciona.

 

7 - Aplicativos de senha para WhatsApp só funcionam para Android

Os aplicativos que bloqueiam com senha o acesso de curiosos ao WhatsApp estão entre os mais baixados. Além da senha nativa no smartphone para travar a tela, eles inserem um segundo código. Assim, namoradas, parentes e amigos não conseguem entrar no aplicativo. Mas, por enquanto, só aplicativos para Android funcionam. As opções para iOS não cumprem o prometido.