Brumado: Membro da associação da comunidade de Rudiador relata que 'Censo Rural' não condiz com a realidade do homem do campo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Talvez você já tenha ouvido falar que a maior parte da comida que chega à mesa do brumadense hoje é produzida pela agricultura familiar e não pelo agronegócio. Se já sabia, guarde bem a informação porque, ela não será mais verificável. Não que o cenário tenha se alterado. O que mudou foi a pesquisa que permitiu comprovar essa e muitas outras informações que têm ajudado a desmistificar a realidade do campo. É que o Censo Agropecuário, que aconteceu recentemente nas comunidades rurais de todo país, levantou muito menos dados do que o anterior. E esta situação, segundo os agricultores familiares, tem gerado muito prejuízos, como é o caso do agricultor e membro da Associação de Moradores da Comunidade de Rudiador, Aguinaldo Ribeiro de Novais que na última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Brumado cobrou do então reeleito presidente da entidade, Fred Neves uma ação junto ao IBGE, afim de buscar junto ao órgão, mais esclarecimentos sobre o real cultivo do homem do campo. "As informações que o Censo tem hoje,  elas não condiz com a realidade do agricultor. Muitas vezes o agricultor não entende a linguagem que é passadas para ele, e as informações não saem corretas", relata. Segundo o agricultor da associação, tentando mediar a situação e, ler a real situação do homem do campo, a prefeitura por iniciativa própria está buscando através de um questionário, mais informações. "A prefeitura resolveu por conta própria buscar essas informações de uma forma mais próxima do produtor, ou seja, mostrando uma nova realidade da agricultura do município", esclareceu Ribeiro. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo ele, é um desserviço brutal à analise das características da agricultura do jeito que está sendo promovida pelo IBGE. "Primeiro que nem todos os agricultores não tem muito estudo, e ai chega uma pessoa desconhecida para saber da vida dele, então ele não tem condições de passar os dados corretos. E quem bem intende da real situação, são os presidentes de associações de cada região". De acordo com Aguinaldo, Brumado vive hoje uma outra realidade na agricultura. "Nós temos hoje pequenos agricultores, que mesmo assim, se somando todos, gera uma economia que movimenta a agricultura mista, indo de encontro com o que é divulgado hoje pelo Censo", afirmou o membro, chamando a atenção para a grande quantidade de alimentos que vem do campo como verduras, frutas, hortaliças e outros vegetais que complementam a agricultura do Sertão Produtivo como o milho, feijão e o plantio do algodão, que ainda acontece em algumas regiões de Brumado. Para o agricultor, só com as correções do Censo, o pequeno agricultor poderá adquirir mais recursos junto aos governos Estadual e Federal para investir em sua terra. "Com a divulgação correta dessa agricultura familiar, o governo libera mais recursos para o agricultor, e só assim, poderemos ter uma economia muito mais rentável", finalizou o secretário da Associação da Comunidade de Rudiador.