Novo Código de Ética traz mudanças sobre uso de redes sociais por médicos

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Entrou em vigor desde a última terça-feira (30), o novo Código de Ética Médica (CEM), que traz versão atualizada de um conjunto de princípios que estabelece os limites, os compromissos e os direitos assumidos pelos médicos no exercício da profissão. Entre as mudanças está as normas que devem ser observadas pelos profissionais, ao postar conteúdo nas redes sociais. Conforme dispõe o §2º do art. 37: “Ao utilizar mídias sociais e instrumentos correlatos, o médico deve respeitar as normas elaboradas pelo Conselho Federal de Medicina”. As mudanças vieram depois da crescente veiculação de informações e publicidades por profissionais de saúde nas redes sociais, tais como Instagram e Facebook. O novo Código de Ética Médica, diz sobre a obrigatoriedade dos médicos observarem as normas elaboradas pelo CFM ao utilizarem as mídias sociais. Segundo o Conselho, é importante destacar que os médicos, além de observarem as normas do Conselho e do CEM, devem se atentar para as diretrizes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), quanto ao conteúdo e à forma da atividade publicitária, especificamente, de anúncios de médicos e outros profissionais da área da saúde, que veda, por exemplo, a publicidade de oferta de diagnóstico ou tratamento a distância.