irregularidades não acontece só em Brumado

Foto Carlos Silva

Esta semana um dos assuntos discutidos nas redes sociais foi a colocação irregular das placas de sinalização em alguns passeios da cidade de Brumado. O 97news resolveu também falar sobre o assunto, inclusive esclarecendo alguns detalhes.

 

 

De acordo com o comandante da Superintendência de Transito do município Clidemar Rizério Amorim as placas não serão retiradas porque não estão atrapalhando os pedestres. Segundo ele os problemas de irregularidades estão nos passeios. As fotos tiradas na Travessa Olga Pires, que liga as Avenidas Otávio Mangabeira a Mestre Eufrásio, Rua Teodoro Sampaio e Rua Marcolino Rizério no centro da cidade, mostram as irregularidades dos passeios no tamanho e as colocações das placas.

 

 

 

O 97news foi buscar na regulamentação nacional o que diz a lei sobre o assunto, com o objetivo de deixar a população bem informada sobre a polêmica. De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito de 2007 no parágrafo 4.12 diz que: “As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, nas seguintes situações:... Falta de espaço para colocação das placas nas posições convencionais”.

 

 

 

Situação similar aconteceu a tempos atrás  em Mato Grosso quando a Prefeitura Municipal de Cuiabá foi notificada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para identificar e substituir as placas indicativas de trânsito que estavam em desconformidade com a legislação vigente. A notificação recomendatória foi encaminhada ao secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU). A medida era para padronizar a sinalização de trânsito do município de Cuiabá e facilitaria o deslocamento de veículos e pedestres na cidade.