Brumado: Prefeitura realiza audiência pública para discutir processo de licitação histórica para o 'Abastecimento e Esgotamento Sanitário'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado realizou nesta sexta-feira (8), uma Audiência Pública para discutir a concessão dos serviços de água e esgoto no município. Participaram do evento, que aconteceu no auditório da SEMAC, representantes da Prefeitura, da empresa que elaborou o projeto, 34ª CIPM, autoridades, além de vereadores e moradores da área urbana e da zona rural da cidade. Durante a reunião foram apresentados os termos da proposta elaborada para o processo licitatório entre a Prefeitura e a nova empresa que vencerá a licitação, podendo concorrer até a Embasa, empresa atualmente responsável pelo fornecimento dos serviços de água e esgoto em Brumado. O projeto, que foi apresentado a população hoje, passará por ajustes e, em até 180 dias passará por aprovação da Câmara de Vereadores antes de ser fechado. A empresa vencedora terá o prazo de 30 anos, podendo ser revogado por mais 5 anos, para atuar no município. Ainda sem previsão de qual será o custo total do novo projeto, os valores serão utilizados para investimentos estruturais que irão melhorar a prestação dos serviços em todo território de Brumado. Outro item citado na audiência, foi a cobertura total no abastecimento dos distritos, que segundo a prefeitura, 80% deles, já recebem água tratada.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), disse que a audiência de hoje, teve um grande tento, ou seja, Brumado em 180 dias terá uma nova empresa para realizar os serviços de saneamento básico e fornecimento de água. "O grande diferencial é que, até aqui nós tivemos concessão, e daqui pra frente teremos licitação", relatou. Para Vasconcelos, o processo de licitação traz regras e prazos, e isso favorece a população por exemplo na hora de cobrar benefícios pelos impostos pagos. "Desde a década de 70, essa empresa que ai está, vinha se arrastando no processo de concessão, era muito flexível, ainda mais se tratando de uma empresa do próprio governo, que tem o poder na mão", ressaltou. Ainda segundo o prefeito, o modo de licitação trás consigo os direitos e deveres da empresa vencedora, tudo de acordo com a 'Lei Federal de nº 866'. "O diferencial será as penas existente na Lei, que garantirá para o município, prazo, preço e tudo mais. Essa é a grande vitória do povo, uma saúde pública de qualidade," esclareceu o prefeito. Outro momento que também chamou a atenção na audiência, foi quando um munícipe perguntou aos técnicos do projeto, de quanto seriam os investimentos e lucros anuais da Embasa no município. E diante dos dados divulgados pela empresa em 2016, ela arrecadou cerca de R$ 12 milhões. Mas também declarou que investiu R$ 14 milhões em recursos, ou seja, de acordo com os dados divulgados, a empresa obteve prejuízo. Momento este da audiência, que todos abriram um leque de dúvidas. Será que ao longo desses anos todos, a empresa vem tendo prejuízos? Fica aberto o canal para que a própria empresa responda o questionamento.