Na corda bamba: Bancada de situação está prestes a romper com atual prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A democracia deve-se prevalecer no mundo político quando se fala em conviver com opiniões divergentes. Na política, os poderes devem ser autônomos, porém harmônicos entre si. Nossa Carta Política de 1988, a carta cidadã, estabelece em seu Art. 1º, Parágrafo Único que, "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição". O interesse do povo deve ser a maior preocupação de cada político, as divergências politicas não pode sobrepor aos interesses coletivos. Mas parece que nem tudo ultimamente tem sido flores para a bancada de situação em Brumado. Com trechos que parece roteiro de um filme, tudo começou quando os vereadores de situação rejeitaram o projeto de atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU). Como sempre faziam, a bancada de situação, após ouvirem os clamores do povo, visitavam gabinete por gabinete dos secretariados da prefeitura, em busca de maquinários e outras soluções que pudessem atender os brumadenses. 

As discussões na câmara tem sido com tons de insatisfação - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mas de acordo com a bancada de situação, de uns meses para cá, só se ouve das pastas, inclusive do próprio prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que o município estaria sem recursos e, que a culpa disso seria por não terem votado o projeto que aumenta o IPTU dos imóveis. Nos discursos das sessões no legislativo, já se ouviu de tudo, como é o caso do Vereador José Santos, Santinho (PTC), que relatou na plenária que "se parasse de tomar 'Gardenal' seria oposição". Nos corredores da câmara, o clima é de decepção, haja vista que tem vereador o qual questiona até em desistir do próximo pleito, devido a grande "insatisfação", nos bastidores da política. "Quando decidir ser vereador nunca pensei em mim, nunca fui egoísta em ter o poder pelo poder, mas ajudar e dar assistência aos mais necessitados", comentou um vereador da situação, que por enquanto pediu para não ser identificado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro vereador que está na bancada ainda comentou que sua chateação não é nada de forma pessoal mas ideal. "Hoje sei que não devo seguir com os ideais da atual gestão municipal, mas naquilo que favorecer a população brumadense serei sempre convergente e contribuirei junto com a Câmara que aqui representa o povo de Brumado, entretanto estarei atento aos erros que por ventura venham a surgir e estarei apresentando a minha opinião politica, social de uma forma respeitosa e cordial", lamentou o edil. Os discursos têm sido mais acalorados na Casa da Cidadania com cobranças aos secretários administrativos, que conforme os próprios vereadores, pouca importância estão dando as suas reivindicações ou indicações. Em uma sessão na câmara, durante o seu pronunciamento, o vereador José Ribeiro Neves (PT) relatou que os discursos refletem a angústia dos parlamentares e, segundo o parlamentar, a Administração Municipal precisa de uma injeção de ânimo, principalmente no que se refere à postura do secretariado no atendimento aos vereadores. “Quando a gente vai com uma demanda na secretaria, a gente vai representando a população”, disse em sessão.