Fórum de Rio de Contas pode acabar

O Tribunal de Justiça pode desativar 25 comarcas do interior baiano. O presidente do tribunal, Eserval Rocha, pode fechar os fóruns por ato administrativo, segundo a direção do Sinpojud, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário. Caso a proposta seja executada, um município próximo a Brumado ficará sem fórum, a cidade afetada será Rio de Contas. Os outros Fóruns estão localizados nos municípios de Abaré, Antas, Baixa Grande, Belo Campo, Boa Nova, Boquira, Capela do Alto Alegre, Cocos, Conceição de Feira, Jaguaripe, Jiquiriçá, Milagres, Nova Fátima, Paratinga,Tanque Novo e Wanderley.

 

Todos os processos nestes municípios serão encaminhados para comarcas de cidades vizinhas. Há pouco mais de 3 anos o Tribunal de Justiça desativou 45 comarcas em todo o estado, durante a gestão da desembargadora Telma Brito. Para o Sinpojud, a decisão prejudicou ainda mais o acesso à justiça nos pequenos municípios. Tornou-se um verdadeiro retrocesso.

 

Os servidores do judiciário também foram prejudicados com a mudança do local de trabalho. Em 2010, o Fórum da Comarca de Itapitanga foi inaugurado pelo desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra, representando a Presidente do Tribunal de Justiça da época, a desembargadora Telma Brito. Vale lembrar que essa obra custou mais de um milhão e meio de reais, dinheiro do contribuinte.