Anúncio do Esgotamento Sanitário de Brumado por parte da Embasa é recebido com descrédito pela população e por boa parte da classe política

O impasse sobre o esgotamento sanitário de Brumado é antigo e com isso imagens como estas ainda são comuns na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Embasa divulgou por meio de um comunicado à população de Brumado que irá realizar às 17h desta terça-feira (15), no auditório do CEEP, uma Consulta Pública para apresentação e validação do tão esperado Projeto Básico do Sistema de Saneamento Básico do município. O anúncio foi recebido com descrédito por grande parte da população, que já tem o órgão uma visão estigmatizada, tanto que o grau de insatisfação com o referido órgão é muito alto entre os brumadenses, tanto que alguns arriscam a dizer que de 10 pessoas, 9 já tiveram problemas com a Embasa. O 97NEWS inclusive já realizou inúmeras matérias de consumidores acusando cobranças abusivas, as quais, segundo eles não são resolvidas, o que potencializou ainda mais o descrédito com o órgão. Então, diante dessa estigmatização, o anúncio de que, agora, após o contrato com a prefeitura da concessão dos serviços não ter sido renovado, está tendo a leitura de “blefe” por parte da população e de uma grande parte da classe política local, tanto que as previsões apontam que a comunidade terá um baixíssimo comparecimento ao evento. O projeto que está orçado em cerca de R$ 85 milhões é vultoso e de complexa operacionalização, que pode demorar mais de um ano para ser concluído, o que aumenta ainda mais a teoria de ceticismo em cima da questão, valendo se ressaltar que em visita ao município no ano de 2018, o governador Rui Costa garantiu a realização dos serviços, bem como a ampliação da Barragem de Cristalândia. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, a licitação para as obras iriam ser realizadas em maio, sendo que, nesse momento, o projeto está em fase de estudo e concepção e viabilidade, o qual será apresentado durante o evento de hoje para apreciação e sugestões. A obra abrangeria cerca de 250km de redes coletoras, não somente na sede do município, como também na Vila Presidente Vargas além de 07 estações elevatórias e a previsão para o início das mesmas seria para o mês de julho.