Seguindo orientação da Constituição Federal, Legislativo de Brumado irá votar projeto de aumento do número de vereadores para a próxima legislatura

A projeção é que a Câmara Municipal de Brumado tenha o acréscimo de mais 2 vereadores para a próxima legislatura (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um projeto que já vinha sendo maturado, inclusive pela gestão anterior da Câmara de Vereadores de Brumado e que, provavelmente, não entrou em pauta devido ao fato que o então presidente, Aguiberto Lima Dias, por ter sido candidato a prefeito, acabou não o vendo como prioritário; agora voltará à discussão, já que ele terá a sua apresentação na sessão ordinária desta sexta-feira (23). O referido Projeto de Emenda à Lei Orgânica e ao Regimento Interno, que atualmente abriga o quadro de 13 vereadores, tratará do aumento deste quantitativo para 15 para a próxima legislatura de 2021. Tendo como base a Constituição Federal, que recomenda que, municípios entre 50 e 80 mil habitantes, - o que é o caso de Brumado -, tenham 15 vereadores, o projeto, segundo as informações colhidas pelo 97NEWS na manhã desta quinta-feira (21), tem, neste primeiro momento, a aprovação de todos os parlamentares, o que projeta a sua aprovação após as duas votações regimentais, tanto que já está sendo feita a adequação de mais dois gabinetes no anexo parlamentar. Vale ressaltar que o aumento de mais 2 vereadores não acarretará nenhum custo para o município, ou seja, o orçamento não terá que ser alterado, já que está previsto na Constituição. Outro ponto importante a ser abordado é que, com o aumento das duas cadeiras, a população brumadense,- especialmente os moradores do meio rural-, poderá ter uma representatividade ainda maior, como acontecia há cerca de 20 anos atrás. Por fim, é importante frisar que o projeto não trará nenhum privilégio para os atuais vereadores, já que será para a próxima legislatura.