Notáveis: Projeto de Irrigação por Capilaridade levará alunas do IFBA de Brumado a representar a Bahia no Robótica 2018

As alunas Fabrícia Cotrim Pires e Gabriela Porto ao lado do professor de robótica Marcos Pereira dos Santos muito felizes pelo reconhecimento do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A projeção de que a vinda de uma unidade do IFBA para Brumado iria dinamizar muito o setor educacional de Brumado superou todas as expectativas e, em poucos anos de atividades, agora em seu novo e moderno campus, a instituição já comprova um status de referência, com vários projetos que vêm ganhando dimensão nacional. A tese de que um país se muda com uma Educação de qualidade, que tenha na profissionalização um de seus fortes aliados traz a esperança de um futuro melhor para as próximas gerações. A equipe do 97NEWS esteve novamente no campus do IFBA de Brumado para reportar mais um grande feito de seus alunos, que vêm mostrando que estão totalmente sintonizados com as novas vertentes do conhecimento. Desta feita, duas alunas, Fabrícia Cotrim Pires (18), estudando do curso de edificações e Gabriela Porto (17), do curso de informática, se uniram, com o apoio do professor de robótica, Marcos Pereira dos Santos na criação de um projeto admirável que foi fruto de muita pesquisa e estudos e tem uma forte sincronia com o semiárido.

 

O projeto permite a irrigação com um mínimo volume de água, evitando o desperdício e favorecendo o meio ambiente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Denominado “Irrigação por Capilaridade” o projeto, que está em estado experimental, proporcionará aos produtores rurais, por meio da automatização, uma economia substancial de água, já que, por meio de sensores, o sistema, após identificar que o volume de água já foi o suficiente, cessará automaticamente a liberação, trazendo economia e garantindo a continuidade da plantação, ou seja, o projeto proporciona a irrigação com o mínimo de água possível, o que, para a nossa região, que vem vivenciando períodos de estiagens cada vez mais intensos é de grande relevância. Então, diante da essência grandiosa do projeto, os três foram escolhidos para representar a Bahia no Robótica 2018, uma conferência nacional do setor que acontecerá na capital da Paraíba nos próximos dias 06 a 10 de novembro, onde acontecerão palestras, workshops e inúmeras apresentações científicas.

O projeto é todo automatizado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O feito é grandioso e tem que ser reconhecido por toda a sociedade brumadense que mostra o talento de seus alunos e o grande potencial ideológico e criativo para criar formas para a sustentabilidade não só do meio ambiente, como é o caso do referido projeto, mas também em vários outros setores. Vale ressaltar que existe uma nova vertente de aplicabilidade para esse projeto de irrigação por capilaridade que é na área de saúde pública, pois ele não permite o acúmulo de água, o que pode gerar a criação de um sistema paralelo nesse sentido, que pode ser utilizado, inclusive, em condomínios, indústrias e até em residências. “Temos que saber aproveitar esses avanços tecnológicos, então, estamos muito felizes pelo reconhecimento de nosso projeto e por poder representar Brumado e a Bahia num evento tanto grandioso como a Robótica 2018”, destacaram as alunas que não esconderam a grande felicidade por terem o reconhecimento de seu projeto que poderá, agora, ter uma projeção a nível nacional. Estarão presentes ao evento as grandes indústrias do país e a nata do segmento tecnológico brasileiro e, o projeto das alunas do IFBA pode ser industrializado com uma patente original em Brumado, o que seria um feito histórico para a educação da capital do minério.