Devido à situação cada vez mais crítica no Distrito de Cristalândia, Lia Teixeira busca o MP para evitar possível colapso no abastecimento

A vereadora Lia Teixeira está firme na luta buscando evitar o colapso do abastecimento no Distrito de Cristalãndia (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Mantendo sempre fortalecida a sua relação com os moradores do Distrito de Cristalândia, a vereadora Lia Teixeira (PDT) que tem uma forte base na comunidade, voltou a agir de forma mais intensa no intuito de evitar que a ameaça do colapso do abastecimento venha a acontecer novamente. Em recente visita ao local, a parlamentar atestou a crítica situação da barraginha local que serve a comunidade, a qual estava praticamente vazia, o que vem deixando os moradores muito preocupados. Com uma forte e prolongada estiagem, foi constatado que o colapso do abastecimento é iminente, então, diante disso a vereadora iniciou uma série de ações para que soluções fossem encontradas, mas, a mais provável era a abertura e aumento da vazão da descarga ecológica da Barragem de Cristalândia, que fica bem próxima. Ato contínuo, ela procurou o regente regional da Embasa em Caetité, Paulo Lêdo, o qual informou que o problema não era da competência da Embasa e sim do Inema, órgão estadual responsável pelo meio ambiente. Como existe uma burocracia muito grande e o referido órgão tem sede em Salvador, Lia Teixeira decidiu protocolar um ofício ao Ministério Público Estadual solicitando a intervenção no sentido de liberar a vazão da descarga ecológica para que o reservatório da barraginha pudesse ser cheio. Segundo ela “a situação está cada vez mais crítica e os moradores estão à beira de ficar completamente sem água, o que vem tirando o sono de mais de 300 famílias que são abastecidas com aquela água”. A parlamentar ainda destacou que “acredito mais uma vez na competência do Ministério Público que já atendeu outros pedidos de minha parte em janeiro de 2017 e outubro do mesmo ano. Então, diante disso a projeção é que teremos novamente a solução obtida por meio da intervenção do MP junto a Embasa”.

Outra situação que vem prejudicando o abastecimento é o uso de bombas de captação por parte dos produtores rurais (Foto: 97NEWS Conteúdo)