Vidas em risco: uso do cinto de segurança, principalmente nos bancos traseiros, ainda é ignorado por cerca de 50% dos passageiros na região

Graves acidentes neste final de semana, tiveram em comum o fato de passageiros serem lançados para fora dos veículos, provavelmente, pela falta do uso do cinto de segurança (Foto: 97NEWS)

O artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) preconiza que é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional, tanto para quem está no banco da frente, como no banco de trás do veículo. A multa em caso de descumprimento é de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração grave. Mesmo diante disso, segundo pesquisas de órgãos competentes, cerca de 50% dos passageiros ainda não tem a consciência plena do uso do equipamento, que pode salvar vidas. Neste final de semana vários acidentes aconteceram nas estradas da região, inclusive com vítimas fatais, como o que ocorreu na noite deste domingo (30) na BA-148, próximo ao município de Jussiape. Entre as vítimas estava a brumadense Riane Mendes, que foi lançada fora do caso, provavelmente por não estar utilizando o cinto de segurança. Em diversos acidentes ocorridos na região que vêm sendo noticiados pelo 97NEWS, passageiros vêm sendo arremessados para fora dos veículos, o que pode comprovar a falta do uso do cinto de segurança. Um acidente ocorrido na madrugada deste sábado (29), que envolveu o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, também pode ser outra situação da falta de uso do equipamento, pois ele também foi lançado para fora do carro.  Por sorte ele está fora de perigo e já se recupera bem. Então fica o alerta a todos os motoristas e passageiros para que utilizem, em todas as situações, o cinto de segurança, pois ele salva vidas.