Aracatu: Família de motociclista que se chocou com ônibus escolar apela para que ele não venha a perder a perna

Segundo os familiares da vítima a situação da perna piorou muito nos últimos dias e ele precisa urgentemente de uma intervenção cirúrgica (Foto: 97NEWS)

Um acidente ocorrido na última quarta-feira (19), que, a princípio pareceu sem gravidade, ganhou dimensões de desespero, já que a vítima, o lavrador Ginelson José Cardoso, de 36 anos, acabou tendo o seu quadro clínico agravado e, segundo familiares, corre o risco de perder a perna. Segundo relatos colhidos pelo 97NEWS, o acidente ocorreu na zona rural, na estrada vicinal próximo da Fazenda Adobo, aonde, Ginelson, que conduzia uma motocicleta, acabou tendo uma colisão frontal com um ônibus escolar que, segundo testemunhas, estava com apenas um farol. Ouvimos o irmão da vítima, o também lavrador, Sebastião José Cardoso, de 37 anos, que, num tom de grande preocupação relatou que “o acidente foi provocado justamente por essa irregularidade no ônibus, pois meu irmão pensou que era uma motocicleta e acabou colidindo quase que frontalmente com o coletivo”.

O irmão da vítima do acidente, o lavrador Sebastião José Cardoso, relatou ao 97NEWS a sua extrema preocupação com a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele subiu o tom ao afirmar que “ele se feriu e tivemos que trazer ele para o hospital de Aracatu, onde está internado até a manhã desta hoje (25), com sérios riscos de perder a perna, porque precisa urgentemente de uma intervenção ortopédica. Então, clamamos para que o governo municipal que vem se negando até o momento de resolver o problema tome uma atitude para que se evite o pior, além do que tem a pactuação com Brumado. Eles alegam que não tem dinheiro, mas para fazer a festa do São Pedro eles têm, sabemos que o povo precisa de diversão, mas a saúde tem que vir em primeiro lugar”. Ainda segundo o irmão da vítima, o motorista do ônibus têm várias queixas contra ele, inclusive por excesso de velocidade. Testemunhas do acidente também relataram que teria existido negligência pelo fato de coletivo, que transporta alunos, estar transitando com apenas um farol, colocando em risco a integridade física dos passageiros, como acabou acontecendo.

A colisão ocorreu praticamente na parte frontal do ônibus escolar, que, segundo testemunhas, estava somente com um farol (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante desse relato, procuramos a secretária municipal de Saúde, Luciene Silveira Santos, a qual nos explicou que “estamos nos esforçando ao máximo para resolver essa situação, mas aqui em Aracatu não temos serviços na área de ortopedia, pois a nossa área de atuação é de baixa complexidade, então, estamos buscando a transferência há vários dias, mas temos esbarrado na regulação” e emendou afirmando que “a direção do hospital também vem se esforçando muito para tentar manter o paciente estável, mas, como já disse, não temos ortopedistas, então, é necessária a transferência”.

Genilson estava internado no Hospital de Aracatu desde o dia 19 esperando transferência, o que ocorreu no final da manhã de hoje (25) (Foto: 97NEWS)

No momento em que estávamos fechando a matéria, o irmão da vítima entrou em contato novamente para comunicar que a transferência tinha acabado de ser realizada para Vitória da Conquista, o que deixou toda a família aliviada. Ele fez questão de agradecer a intervenção do 97NEWS, que segundo ele, foi fundamental para que a situação fosse resolvida. “Nós já tínhamos clamado até ao prefeito, mas como ele fica mais na zona rural pedindo votos para o seu candidato, até o momento não tínhamos conseguido a transferência do meu irmão, mas agora espero que tudo acabe bem. Muito obrigado”, concluiu. Vale ressaltar que não foi feito um registro de ocorrência do acidente.