Brumado: Trânsito brumadense registra várias 'roubadinhas'; SMTT realiza ações para combater infrações

Na Avenida Centenário, nossa equipe flagrou a motociclista realizando o retorno em local proibido (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Dados da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado apontam que, várias "roubadinhas" são registradas no trânsito da capital do minério. Entre os pontos onde a ocorrência da infração já é conhecida, está a Avenida Centenário. Na frente da antiga Cesta do Povo, os motociclistas ignoram a sinalização que proíbe a conversão à esquerda. Na mesma localidade, quem não quer descer a Avenida e fazer o retorno para seguir no sentido a Praça Teofilio Alves Lima (Mercado Municipal). Em menos de um minuto no local, a equipe do 97NEWS flagrou vários motoqueiros fazendo a "roubadinha". Na rotatória da Av. João Paulo I com a Avenida Otávio Mangabeira, os motoristas só podem seguir sentido Avenida Centenário, mas muitos saem da Rua Álvaro Dantas e viram à esquerda, entrando na rotatória para ganhar tempo. Para o motorista José Santana, o alto número deste tipo de infração é uma combinação de mal preparo com falta de educação dos condutores. “Motoristas mal preparados, ou até abusados também, porque sabem que não devem fazer, e fazem, colocando a vida dele e a vida dos outros em risco”, afirma. 

Já na João Paulo I, o motociclista tentou ganhar tempo subindo a contramão (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A prática se tornou tão comum em Brumado, que a Superintendência Municipal de Trânsito já vem buscando ações para combater essa infração. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, relatou que a falta de programação diária pode ser um dos motivos da ação. "Na pressa diária o condutor tende a cometer a "roubadinha", nós já registramos essa infração na Av. João Paulo, uma via de sentido único, mas os condutores insistem em subir a contramão". Ainda segundo Ricardo, a SMTT tem colocado os agentes em circulação sempre que possível, em busca de combater ações irregulares cometidas principalmente por motociclistas. "Os agentes estão sempre "In loco" para proibir está infração, que mesmo recebendo apenas uma lavratura, pode causar acidentes graves no trânsito", finalizou. A multa por andar na contramão em vias de sentido duplo, que é de natureza grave, custa R$ 195,23 ao infrator. Já a multa por andar na contramão em vias com sinalização de regulamentação de sentido único tem o valor de R$ 293,47, pois é de natureza gravíssima.