Sudoeste Baiano: Mesmo com 'decretos' de situação de emergência em vários municípios, exército diminui oferta da 'Operação Pipa'

Foto: Luciano Santos l 97News

Com a seca mais grave na Bahia no últimos meses, parte dos municípios da região sudoeste está sem água nas lagoas à vários dias. Em Malhada de Pedras, a cerca de 40 km de Brumado, o município decretou situação de emergência, e os moradores da zona rural dependem da distribuição em carro-pipa. Agravando ainda mais a crise, o exército, que faz a distribuição no interior do município, reduziu o número de veículos entregando água. O abastecimento emergencial de Malhada de Pedras, é feito com cinco caminhões-pipa. Se a operação do exército estivesse funcionando plenamente, seriam sete veículos. Com o corte, comunidades que recebiam água diariamente estão recebendo água, no máximo, duas vezes por semana. “O meu pipa levava 47 viagens mês, com o corte, caiu para 35. Num instante acaba tudinho porque é muita gente retirando água do ponto de abastecimento”, diz um dos motoristas. 

Foto: 97News

A situação em Brumado, não é tão diferente do município vizinho. Mesmo tendo uma oferta de água cobrindo alguns distritos da cidade, muitas comunidades que ainda não são abastecidas com a rede de água da Embasa, dependem da Operação Pipa para ter água em casa, até mesmo para o consumo diário. Só para se ter uma ideia, o município era atendido por 23 caminhões pipas, com o corte no bastecimento, hoje apenas 16 caminhões fazem o bastecimento nas comunidades mais afetadas com a seca. "Eu fazia em média 63 viagens por mês na zona rural, mas infelizmente, atualmente entrego apenas 56 caminhões mês na zona rural do município", relatou outro motorista.