Parceria Conseg e Cicom promove salto de qualidade no monitoramento eletrônico das vias públicas de Brumado

O monitoramento eletrônico que será prestado pelo CICOM ganha uma efetividade muito maior com a parceria com o Conseg (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O crescimento vertiginoso da criminalidade provocou mudanças comportamentais na população brumadense, que começou a adotar novos hábitos, ficando mais alerta, já que, principalmente, o número de assaltos na cidade se constituiu como um inimigo implacável. Diante disso as autoridades policiais começaram a se mobilizar na busca de um combate mais efetivo contra o crime e, nesse contexto, o monitoramento eletrônico da cidade ocupou um papel de destaque, já que soluções de inteligência vêm se mostrando muito eficazes nesse sentido. Com a recente inauguração do CICOM – Centro Integrado de Comunicações de Brumado, que é considerado um divisor de águas na área de segurança pública, o monitoramento eletrônico será dimensionado, o que trará resultados muito mais favoráveis, como aconteceu em inúmeras cidades do país que adotaram o sistema. Devido à forte crise financeira que afetou os governos, as verbas destinadas o setor de segurança pública foram minimizadas, mas as parcerias com as instituições privadas se mostraram como uma alternativa muito positiva, como está acontecendo em Brumado, onde a parceria entre o CICOM e o CONSEG – Conselho de Segurança de Brumado já está dando frutos e criando uma projeção factível no combate digital à criminalidade. 

As reuniões entre as instituições foram muito importantes para a consolidação da parceria (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Segundo o presidente da Conseg, o empresário Jadson Carlos Gruba Ferreira, “a parceria está cada vez mais sólida”. Ele explicou que “o planejamento para a implantação do sistema de monitoramento eletrônico da cidade será feito em duas etapas, sendo que a primeira já está concluída, onde foram instaladas 10 câmeras” e emendou dizendo que “já foram identificados os 20 pontos estratégicos, que foram resultado de um mapeamento feito pela Polícia das principais rotas de fugas dos bandidos e dos pontos sensíveis da cidade”. Grupa ainda abordou que “em teoria já temos condições bem melhores, mas iremos avançar muito mais, por isso queremos convocar toda os setores da população que podem para participar, instalando câmeras particulares que poderão ser integradas ao sistema que é controlado pela CICOM. Não posso deixar de mencionar a participação da Intermix, que tem sido uma parceira muito importante nesse processo”. E concluiu dizendo que “vamos buscar, de forma incessante, para que Brumado venha a ter um Batalhão de Polícia, que trará em seu bojo, um centro de formação de soldados, o que será um ganho formidável para a segurança dos brumadenses. Sabemos que é um grande desafio, mas estamos muito confiantes, pois o Conseg é um braço social a favor da segurança e que estiver ao nosso alcance, certamente faremos”.

10 câmeras já foram instaladas na cidade e mais 10 estão em processo de instalação, o que dará um ganho muito importante no combate à criminalidade (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)