Brumado: Sob céu nublado celebração aos 196 anos da Independência do Brasil reúne várias pessoas

Foto: Luciano Santos l 97News

O tradicional desfile cívico, que tomou as ruas do centro de Brumado na manhã desta sexta-feira (7), celebrou os 196 anos da Independência do Brasil. Com a temperatura amena e o céu nublado, os brumadenses que desde cedo encheram as praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira, para assistir ao cortejo. O desfile reuniu cerca de 3 mil pessoas, e teve início as 8h, quando as autoridades realizaram o hasteamento da Bandeira do Brasil na Praça Capitão Francisco de Souza Meira.

 

Foto: Luciano Santos l 97News

O desfile saiu da Avenida Centenário e seguiu pela, Avenida Antônio Mourão Guimarães, Rua Coronel Tibério Meira e Rua Dr. Mário Meira. Caminharam a Polícia Militar, Proerd, Bombeiro Civil e a Guarda Municipal. Marchando em passos cadenciados, os policiais militares levaram para as ruas armamentos e veículos. A população assistiu atenta a passagem de cada escola, mantendo a tradição de acompanhar o desfile do Sete de Setembro. “Nesse dia todos nós expressamos o amor que sentimos pela pátria. Por pior que seja esse momento político que estamos passando”, comentou o motorista Diego Meira dos Santos. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Um dos momentos marcantes do desfile, foi a passagem do Grito dos Excluídos. Com cartazes pintados à mão, os representantes do movimento exibiram frases com referências ao cenário político no país. “Temos que aproveitar a data da Independência do Brasil para reivindicar por um país mais justo, com saúde, educação, cultura, direitos e menos corrupção”, comentou um integrante. Por volta das 11h, a caminhada tomou a Praça Armindo Azevedo em direção à praça Capitão Francisco de Souza Meira, fechando mais um ano do Grito dos Excluídos, evento promovido pela Igreja Católica. Ao final do desfile, o cortejo cívico foi encerrado por volta de 11h30, com a passagem do Exército Brasileiro, representado pelo TG 06/024, que realizaram a passagem imponente, sendo aplaudidos de pé pelas autoridades que assistiam ao desfile. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS