Região Sudoeste: População sofre com a estiagem e lagoa de Ibiassucê, cartão postal da cidade mostra a realidade da seca

A lagoa Covas da Mandioca já foi um dos principais pontos turísticos da cidade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A seca na lagoa "Covas da Mandioca", localizada no município de Ibiassucê, no Sudoeste da Bahia, mostra a realidade da escarssez de água para quem depende do sagrado liquido para sobreviver. O local, que antes era considerado um ponto turístico, se transformou em uma espécie de cemitério de peixes, após milhares deles morrerem por conta da falta de água. "Essa lagoa já tem três anos que não entra mais uma gota d'água, é uma triste realidade para o nosso município", afirmou Roberto Rivelino, morador da cidade. A lagoa Covas da Mandioca era alimentada pelas águas de córregos da região e é a segunda maior da cidade. Agora, o que se vê no local é uma grande poça que tem apenas cerca de dez centímetros de profundidade. A estiagem na região também atinge a zona rural do município, e as criações de gado já sofrem com a falta da vegetação rasteira e água dos açudes. “O nosso gado só está a base de ração, a água vem dos poços artesianos ou quando o caminhão pipa passa na comunidade”, relata o agricultor Antônio Campos, morador da comunidade de Olho D'água. 

Em alguns anos atrás o local movimentava o comércio de alimentos e bebidas (Foto: Divulgação)

Há 6 meses não chove em Ibiassucê e a previsão é que só haja chuva na cidade em meados do mês de Dezembro. Conforme os moradores, essa é mais uma das piores secas já ocorridas na região. “Pra nós que somo filhos dessa terra, que nascemos próximo a BR-030, rodovia onde o progresso do sudoeste passa, presenciar um cenário como esse é algo que parte o coração”, relatou a professora Marquileide Oliveira. Enquanto a chuva não chega, a população de Ibiassucê, considerada a Capital da Amizade, alimenta a esperança de voltar a ter a lagoa como cartão postal. "A gente tem esperança que ela volte, né! A gente se criou e estamos vivendo uma temporada dessa aqui ao redor dela. Quando ela seca assim parece que estamos numa cidade deserta", afirmou.

Prefeitura de Ibiassucê a Capital da Amizade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)